Brasil

Horário de verão tem início neste domingo em dez estados e no DF

Relógios devem ser adiantados em uma hora

SÃO PAULO – Desde a primeira hora deste domingo (04), os relógios de dez estados e do Distrito Federal foram adiantados em uma hora. O horário de verão 2018 deve ir até o dia 17 de fevereiro de 2019.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal). O horário é adotado para gerar redução no consumo de energia elétrica durante os meses de verão.

Neste ano, o horário de verão será mais curto. Até o ano passado, ele tinha início no terceiro domingo de outubro, mas em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto, que encurtou a duração do horário de verão. O decreto foi em atendimento a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não atrapalhasse as eleições.

O Planalto chegou a informar que, a pedido do Ministério da Educação, o horário seria adiado para o dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar as provas do Enem. No entanto, acabou decidindo manter a data de 4 de novembro.

Publicidade
Assuntos

Relacionados

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios