SIGA O 24H

Cidadania

Londrina terá plano de desenvolvimento para os próximos 20 anos

Master-Plan será lançado na terça-feira pelo prefeito Marcelo Belinati

Publicado

em

LONDRINA – Qualquer cidade, seja pequena ou mesmo uma metrópole, sonha com um Master Plan – um tipo de planejamento estratégico que contém pactos para o futuro, firmados entre o Poder Público e a sociedade organizada. Londrina também sempre desejou seu Master Plan, e chegou a hora de executá-lo.

Na terça-feira, a prefeitura de Londrina anunciará o Master Plan Londrina 100 Anos e convidará oficialmente a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Fórum Desenvolve Londrina e Sebrae para compor uma comissão de acompanhamento.

O Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) conduzirá a elaboração do Master Plan Londrina 100 Anos, com diretrizes a serem aplicadas em pequeno, médio e longo prazo.  O prefeito Marcelo Belinati adianta que o Master Plan não é algo que fica pronto e se encerra automaticamente em uma gestão apenas. “Londrina vai ganhar finalmente um projeto do qual a sociedade será a guardiã através dos anos. Poder público e sociedade, unidos, farão a governança para mantê-lo vivo. É uma das maiores conquistas que nossa cidade pode almejar”, frisa.

O Master Plan poderá trazer ferramentas e estratégias focadas tanto no desenvolvimento econômico como no urbanismo. Sua elaboração investigará mais a fundo o cenário e contexto atuais, além de definir metas sólidas e prazos para que essas realizações ocorram.

O planejamento será desenvolvido para as próximas duas décadas. “Outras grandes cidades já possuem essa ferramenta e, em Londrina, há muitos anos a sociedade civil organiza reivindicava esse planejamento. Acreditamos que chegou finalmente o momento da cidade investir com metodologia no futuro”, explica Bruno Ubiratan, presidente da Codel.

Entre as capitais e municípios brasileiros que já possuem ou estão elaborando seu Master Plan estão Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife.

A empresa responsável por elaborar o Londrina 100 Anos será escolhida pelo Município através de licitação. O edital do processo deve ser publicado até abril, e está sendo finalizado pela equipe da Codel, em conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão Pública. O evento será na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), às 10 horas, na Rua Minas Gerais, 297, primeiro andar.

Publicidade
Publicidade

Curta o 24Horas

EM 24HORAS >