fbpx
PUBLICIDADE
ComunidadeLondrina

Bairros da zona norte de Londrina estão abandonados

Praças e parques não são revitalizados há pelo menos 30 anos.

LONDRINA – Fazem 30 anos desde a última vez que a prefeitura passou pela pracinha do Milton Gavetti, na avenida Curitiba, zona norte de Londrina. Desde então, o espaço vem sendo mantido pela iniciativa popular e organizações locais, que procuram manter o local limpo – pelo menos.

Bancos estão quebrados, sem manutenção – Foto: Derick Fernandes / 24H

Assim como o Milton Gavetti, vários outros espaços públicos estão em completo estado de abandono na zona norte de Londrina. A falta de infraestrutura prejudica toda uma população, que vê a cidade cada vez menos atrativa para o comércio, indústria e turismo. Dezenas de praças estão encobertas de mato, ou sem iluminação, com equipamentos quebrados, etc.

Outro exemplo é a Praça Ângelo Cretã (Mata do Luiz de Sá), no Conjunto Maria Cecília. Por lá, há pelo menos 20 anos desde a última vez que alguma coisa foi feita. Atualmente, o local que abriga espécies de árvores nativas da região norte do Paraná, é ponto para desocupados que, de acordo com vizinhos próximos, fazem uso e comercialização de drogas.

Praça Ângelo Cretã: outro lugar abandonado – Foto: Arquivo

LAGO CABRINHA

Assim como no Milton Gavetti e no Maria Cecília, o abandono também atinge os parques da região. Os únicos existentes (Lago Cabrinha e Lago Norte) estão sem zelo. No Cabrinha, a situação é dramática principalmente para as capivaras, que vivem no lodo e em meio a muito lixo.

Área do Lago Cabrinha – do mesmo jeito há anos. Foto: Folha de Londrina

No Lago Norte a situação é semelhante ao vizinho, Cabrinha. O ponto é muito frequentado por moradores da zona norte aos finais de semana, e é um excelente espaço de lazer, mas está com sua manutenção deficitária. Em alguns locais o mato toma conta, gerando riscos de picada de insetos, e afastando os frequentadores.

PREFEITURA

Segundo a Prefeitura de Londrina, está em andamento um programa de revitalização de espaços urbanos. Alguns exemplos citados foram a Praça Rocha Pombo e Floriano Peixoto (Matriz) que receberam intervenção recentemente. Não há, no entanto, uma previsão de quando a zona norte passe a receber as melhorias.

Leia também

Botão Voltar ao topo
Fechar