fbpx
PUBLICIDADE
BrasilEducaçãoParaná

Universidades do Paraná são destaque em avaliação do MEC

As universidades do Paraná ganharam ainda mais destaque no cenário nacional, segundo avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC). As estaduais de Maringá (UEM), Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro), do Paraná (Unespar) e do Norte do Paraná (UENP) apareceram em cinco rankings de 2017, compostos por dados do Índice Geral dos Cursos (IGC), pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), Guia do Estudante da Editora Abril e pelo Ranking Universitário da Folha 2017 (RUF).

Das 36 universidades que participaram do Índice Geral dos Cursos (IGC) – que leva em consideração o desempenho dos estudantes, infraestrutura, formação dos docentes e indicadores de pós-graduação – cinco paranaenses atingiram nota 4. A UEL ficou em quarto, seguida de UEM em sexto, UNIOESTE em sétimo, Unicentro em oitavo, UEPG em décimo, UENP em décimo terceiro e Unespar em décimo nono.

Para uma instituição ser considerada excelente, ela deve alcançar 4 ou 5 no ICG, que varia de 1 a 5. O resultado deste índice é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixiera (Inep)/MEC.

Enade

Onze cursos das universidades paranaenses ficaram entre os 50 melhores do país, com destaque para os cursos que receberam nota 5, conceito máximo do exame, sendo eles:

  • 1º lugar: Agronomia e Odontologia da UEPG, Biomedicina da UEM;
  • 2º lugar: Odontologia da UEM, Farmácia e Zootecnia da UEPG, Agronomia da Unicentro;

Inep

Em novembro, o Inep avaliou os bacharelados de 18 áreas e 4.300 cursos de áreas relacionadas à saúde, ciências agrárias e afins, referente aos anos de 2014, 2015 e 2016.

Um dos destaques foi o curso de Agronomia da Unicentro, que atingiu nota máxima no conceito Preliminar de Curso (CPC), com a universidade ocupando a 3ª colocação de melhor instituição, seguida pela UEPG em 12ª, UEL em 18ª e UEM em 43ª. Ao todo, foram avaliados 250 cursos de Agronomia.

Odontologia também alcançou números expressivos com a UEPG entre as 10 melhores do Brasil e a líder do ranking no Paraná. A UEM também apareceu no ranking nacional em 15º e em 3º no paranaense.

Das 177 universidades avaliadas, Medicina UEM aparece liderando entre as paranaenses e em 11º a nível nacional. Já no curso de Biomedicina, UEM e UEL entraram no “top 25” do MEC, em 15º e 21º entre as universidades do Brasil.

 

Leia também

Botão Voltar ao topo
Fechar