Domingo, 27 de Setembro de 2020 21:41
(43) 99953-0833
Notícias Decisão

Decisão judicial permite que gays sejam tratados como doentes no Brasil

Decisão judicial permite que gays sejam tratados como doentes no Brasil

18/09/2017 15h35 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Decisão judicial permite que gays sejam tratados como doentes no Brasil
[caption id="attachment_11745" align="aligncenter" width="1280"] Foto: Divulgação[/caption] A Justiça do Distrito Federal decidiu em caráter liminar, que os psicólogos possam tratar pacientes homossexuais como doentes, permitindo terapias de reversão sexual. O juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho assinou a decisão e acabou parcialmente o pedido da ação popular que requeria a suspensão da resolução CFP 01/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), no qual estabeleciam normas de conduta a serem adotadas por psicólogos no tratamento de questões pertinentes a orientação sexual, defendendo que a homossexualidade não é uma doença, distúrbio ou perversão. Waldemar, todavia, manteve a integridade do texto da resolução de 1999 mas determinou que a interpretação da mesma deve ser aberta para profissionais que promovam as terapias de reversão sexual, sem necessidade de licença prévia ou censura.

Esse tipo de tratamento era vetado desde 1999, após a homossexualidade ter deixado de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990.

Em declaração ao site da revista Veja, o diretor da CFP, Pedro Paulo Bicalho, foi enfático: "O juiz mantém a resolução em vigor, mas descaracteriza o principio ético da resolução, mais do que isso, ele impede que o Conselho interprete a resolução de outra forma, mas somente a psicologia pode dizer como devemos interpretar uma resolução e não o Direito. Da forma como foi decidido, abre um precedente perigoso" Finalizou.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 21h33 - Fonte: Climatempo
24°
Trovoada

Mín. 20° Máx. 37°

24° Sensação
9 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens