Sexta, 25 de Setembro de 2020 20:40
(43) 99953-0833
Notícias Operação

Operação Deriva 2 apreende aeronaves agrícolas em Londrina

Operação Deriva 2 apreende aeronaves agrícolas em Londrina

22/11/2017 09h29 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Operação Deriva 2 apreende aeronaves agrícolas em Londrina
DIÁRIO 24H LONDRINA

Operação conjunta deflagrada na manhã desta terça-feira (21) em municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul busca combater irregularidades na aplicação de agrotóxicos por empresas de aviação agrícola.

A Operação Deriva 2, formada por diversos órgãos da áreas de segurança pública, meio ambiente, sanidade animal e vegetal e aviação civil, entre outros, apreendeu quatro aeronaves na tarde de terça-feira no Aeroporto 14 Bis de Londrina, no norte do estado.

Também ocorreram fiscalizações nos municípios de Cornélio Procópio e Tamarana, ambas no norte do Paraná, e em Presidente Castelo Branco, no noroeste do estado. Em Cornélio Procópio, foram apreendidos 30 litros de agrotóxicos.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou a empresa que utiliza as aeronaves em mais de R$ 1 milhão pela falta de licenciamento do Instituo Ambiental do Paraná (IAP) para operar com agrotóxicos.

O proprietário da empresa, com um documento do órgão de 2013, disse que o licenciamento é de exclusividade do Ministério da Agricultura.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) aplicou outra multa à empresa, de R$ 9 mil, por falta de registro junto ao órgão. Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) bloqueou o uso das aeronaves. Para voltar a utilizar os aviões, a empresa precisará regularizar a situação nos três órgãos.

No Mato Grosso do Sul, a operação começou na segunda-feira (20) e já resultou na interdição de oito aeronaves agrícolas. A ação é um desdobramento da Operação Deriva, que ocorreu em março deste ano.

No Paraná, a ação foi coordenada pelos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo e de Direitos Humanos. A força-tarefa deve seguir nos próximos dias.

O nome da operação é uma referência a situações em que o agrotóxico não atinge o local desejado e se espalha para outras áreas.

Para mais informações, acesse o G1 Paraná.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 20h29 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 33°

27° Sensação
7 km/h Vento
37% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol