Segunda, 28 de Setembro de 2020 20:22
(43) 99953-0833
Notícias Operação

Operação contra fraude em licitações do lixo prende 12 pessoas em cidades PR

Operação contra fraude em licitações do lixo prende 12 pessoas em cidades PR

24/07/2018 13h39 Atualizada há 2 anos
Por: Redação
Operação contra fraude em licitações do lixo prende 12 pessoas em cidades PR

CURITIBA, PR - O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu doze pessoas em uma operação contra fraude em licitações envolvendo coleta de lixo em Curitiba e em outras cidades do Paraná.

Dos mandados de prisão, dois são contra servidores vinculados ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que atuavam na capital e em Francisco Beltrão, no sudoeste do estado. A operação foi batizada de 'Container'.

Além das prisões, 36 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em escritórios do IAP, empresas e em residências em Araucária, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Nova Esperança do Sudoeste, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Salto do Lontra, Cafelândia e Umuarama.

As investigações, conforme o Gaeco, tem como alvo a formação de cartel para licitações realizadas por prefeituras paranaenses para contratação de serviços terceirizados de coleta seletiva de resíduos.

Conforme o Gaeco, o esquema perdura desde 2010. Dois grupos empresariais estariam dividindo o mercado e apresentando propostas de coberturas nos processos licitatórios para garantir que o acordo respeitasse a carteira de contratos de cada empresa.

— Eles fingem que fazem uma concorrência, mas, no entanto, conduzem uma regionalização de contratação pelas prefeituras, conforme a escolha ou o interesse dos grupos. - disse o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, à RPCTV.

Além de fraude, também está sendo investigada a prática de cartel, corrupção ativa e passiva, além de crimes contra o meio ambiente.

A operação acontece em conjunto com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Grupo Especial de Proteção ao Patrimônio Público (Gepatria).

POSICIONAMENTO DO IAP

Por meio de nota, o IAP disse que recebeu os investigadores do Gaeco durante as buscas, e que foram apreendidos processos de licenciamento nos escritórios regionais de Umuarama, Francisco Beltrão e Curitiba, para transporte de resíduos sólidos.

"O IAP reforça que está a disposição dos investigadores e colabora com todas as informações necessárias. O instituto abrirá processo administrativo para apurar qualquer desvio de conduta de seus servidores e tomar devidas providências cabíveis", diz outro trecho da nota.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 20h16 - Fonte: Climatempo
29°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 32°

31° Sensação
19 km/h Vento
55% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quarta (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens