Segunda, 28 de Setembro de 2020 19:09
(43) 99953-0833
Notícias Vereador

Vereador de Foz do Iguaçu é denunciado criminalmente por irregularidades no Bolsa Atleta

Vereador de Foz do Iguaçu é denunciado criminalmente por irregularidades no Bolsa Atleta

26/10/2018 22h53 Atualizada há 2 anos
Por: Derick Fernandes
Vereador de Foz do Iguaçu é denunciado criminalmente por irregularidades no Bolsa Atleta

FOZ DO IGUAÇU, PR - O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou ação criminal contra o vereador e ex-secretário de esportes de Foz do Iguaçu Anderson Andrade (PSC). Além dele, outras 28 pessoas são citadas por suspeitas de fraudes no programa Bolsa Atleta, do Governo Federal.

Andrade ainda é réu em outras três ações civis públicas por ato de improbidade administrativa, que apuram supostas irregularidades na concessão do benefício de incentivo ao esporte no município entre 2014 e 2014.

Foram denunciados ainda, a então responsável pela Comissão Executiva Municipal dos Jogos Escolares e o ex-diretor de Apoio do Gabinete. Conforme os promotores, os demais citados seriam pessoas beneficiadas pelo esquema de corrupção.

Conforme a denúncia, apresentada quinta-feira (25), foram apurados crimes como falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, peculato e inserção de dados falsos em sistema de informações. O MP indica também que, com o consentimento do ex-secretário e do ex-diretor, a servidora que atuava na comissão dos Jogos Escolares incluiu várias pessoas no projeto, entre parentes e conhecidos deles.

Entre os beneficiados estão esportistas amadores, ou que não cumpriam requisitos para receber o benefício e até pessoas que não praticavam nenhum esporte.

Todos foram indicados para receber o auxílio R$ 600 mensais, o valor máximo pago pelo programa.

Nas ações, o MP pede a devolução do dinheiro recebido indevidamente e a perda das funções públicas dos réus, entre outros. Ja nas ações criminais, caso as irregularidades sejam comprovadas, os réus podem ser presos.

OUTRO LADO

A defesa do vereador disse que não teve acesso ao teor da denúncia. Segundo o advogado Maurício Defassi, a defesa deve se pronunciar após analisar o conteúdo para verificar "se por ventura, não se tratam dos mesmos fatos tratados na Operação Pecúlio, onde Andrade foi absolvido".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 18h56 - Fonte: Climatempo
31°
Tempo aberto

Mín. 21° Máx. 32°

32° Sensação
17 km/h Vento
49% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quarta (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens