Segunda, 19 de Outubro de 2020 18:03

31/05/2019 16h53 Atualizada há 1 ano
Por: Derick Fernandes
ACIL publica nota de repúdio após protesto de estudantes no centro
A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) emitiu uma nota de repúdio lamentando o que foi chamado de 'rastro de destruição' deixado no calçadão após um protesto de estudantes e servidores da educação na noite desta quinta-feira (30). O protesto, que reuniu cerca de 5 mil estudantes, teve início na rotatória das avenidas Higienópolis e JK, no centro. A passeata, que iniciou por volta das 19h, subiu a Higienópolis, passou pelo calçadão e, por fim, terminou no Zerão, também na região central. [caption id="attachment_35976" align="aligncenter" width="1080"] Bancos amanheceram pichados após o protesto[/caption] A nota publicada pela ACIL lamenta os estragos no mobiliário, que foi recentemente recuperado, e a pichação da calçada. Os bancos e a escada da Praça da Bandeira também foram pichados com a frase "educação é resistência". A associação diz que defende manifestações cívicas e participação política da população na democracia, além dos "aspectos fundamentais da cidadania, no caso, o respeito ao patrimônio público e áreas de convivência comum de diferentes segmentos da sociedade". [caption id="attachment_35972" align="aligncenter" width="760"] Frases foram pichadas no calçadão de Londrina - Foto: Divulgação[/caption] PROTESTO A manifestação foi organizada pelo movimento estudantil e teve a participação de professores. O movimento protestou contra o contingenciamento em recursos da educação por parte do Governo Federal. Além de Londrina, manifestações foram realizadas em 19 estados e no Distrito Federal. Cerca de 5 mil estudantes participaram da manifestação. O movimento, entretanto, afirmou ter reunido 10 mil pessoas. A Polícia Militar (PM) não divulgou dados oficiais sobre o protesto, mas confirmou que não houveram boletins de ocorrências registrados durante a passeata, que de modo geral, seguiu de maneira pacífica. [caption id="attachment_35968" align="aligncenter" width="960"] Cerca de 5 mil manifestantes ocuparam o calçadão - Foto: Divulgação[/caption] O movimento estudantil disse que vai se reunir e avaliar para responder a nota da ACIL. CONFIRA A NOTA A ACIL lamenta profundamente o rastro de depredação deixado pela manifestação dos estudantes na noite de quinta-feira (30) em algumas quadras do Calçadão, incluindo mobiliário recentemente recuperado e pichação do petit-pavé. Apenas um revés neste período em que nossa instituição e a administração municipal estão empenhadas em construir, etapa por etapa, um projeto que torne o centro uma área renovada, limpa, bonita, bem iluminada, segura e vibrante. As manifestações cívicas e a participação política da população são hábitos saudáveis e fortalecem a democracia, desde que sejam observados alguns aspectos fundamentais da cidadania, no caso, o respeito ao patrimônio público e às áreas de convivência comum dos diferentes segmentos da sociedade.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 17h46 - Fonte: Climatempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 18° Máx. 29°

28° Sensação
22 km/h Vento
51% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (20/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.