Segunda, 28 de Setembro de 2020 08:09
(43) 99953-0833
Notícias Lava

Lava Jato mira em funcionários do Banco do Brasil

Lava Jato mira em funcionários do Banco do Brasil

27/09/2019 09h45 Atualizada há 1 ano
Por: Derick Fernandes
Lava Jato mira em funcionários do Banco do Brasil
Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27), com o apoio do MPF (Ministério Público Federal) e Receita Federal, a 66ª fase da Operação Lava Jato, batizada de ‘Alerta Mínimo’. São alvos da investigação três gerentes e um ex-gerente do Banco do Brasil que foram cooptados por operadores financeiros para facilitar a realização de centenas de operações de lavagem de dinheiro entre os anos de 2011 e 2014. São cumpridos sete mandados de busca e apreensão em São Paulo e em Natal (RN). As medidas cautelares foram expedidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba. Além disso, o MPF aponta que diversos elementos angariados no curso da Operação Lava Jato indicam que gerentes vinculados a três agências do Banco do Brasil localizadas em São Paulo receberam vantagens indevidas para burlar os mecanismos de prevenção a lavagem de dinheiro da instituição. [video width="848" height="480" mp4="https://24horas.com.br/wp-content/uploads/2019/09/WhatsApp-Video-2019-09-27-at-07.05.59-1.mp4"][/video] A conduta indevida dos gerentes possibilitou que contas em nome de empresas de fachada controladas por organizações criminosas fossem abertas e operassem na instituição financeira por longo período, realizando centenas de operações de lavagem de dinheiro, inclusive depósitos e saques de valores expressivos em espécie. Fortes evidências indicam que tais gerentes atuaram para encerrar indevidamente registros do sistema de detecção de lavagem de dinheiro do Banco, mediante a inserção de justificativas que sabiam falsas, o que impediu ou dificultou a comunicação de operações suspeitas ao COAF. O MPF havia informado previamente Banco do Brasil, que também fez apurações sigilosas sobre o esquema investigado. A instituição colaborou com as investigações, enviando à força-tarefa remessas de documentos que comprovariam a atuação criminosa dos três gerentes e do ex-gerente suspeitos.

ALERTA MÍNIMO

O nome da operação faz referência ao fato de que os alertas de operações atípicas do sistema interno do banco para comunicação ao COAF passaram a ser encerrados, mediante a apresentação de justificativas pelos gerentes de agência, como se não houvesse indícios de lavagem de dinheiro.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 07h55 - Fonte: Climatempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 36°

21° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Quarta (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 40°

Sol com algumas nuvens