Sábado, 26 de Setembro de 2020 14:31
(43) 99953-0833
Notícias Canto

Canto das cigarras anunciam período das chuvas em Londrina

Canto das cigarras anunciam período das chuvas em Londrina

27/10/2019 22h12 Atualizada há 11 meses
Por: Derick Fernandes
Canto das cigarras anunciam período das chuvas em Londrina
Quando começam a cantar, o barulho vai longe. Quando se percebe, o som torna-se contínuo, em alguns momentos é possível ouvir mais de uma melodia ao mesmo tempo. Para algumas pessoas, elas incomodam, para outras, os barulhos que elas fazem são parte do ambiente, integram a memória afetiva. É dessa forma que as cigarras anunciam sua presença nos arvoredos de Londrina. E quando não aparecem, há quem sinta a falta. "Meu pai dizia que quando elas cantavam, estavam anunciando a chegada da chuva" - disse Valdevina Timóteo, moradora vizinha ao Centro Social Urbano, na Vila Nova, em Londrina. A senhora de 70 anos disse que ultimamente tem ouvido as cigarras com mais frequência, e que elas não atrapalham nem um pouco. É comum ainda ouvir as cigarras cantando nas proximidades da Avenida Leste-Oeste e em outros vários pontos da cidade. Para muitos, elas anunciam o período natalino, as chuvas e o auge da primavera. Entretanto, não foi ainda cientificamente provada essa relação entre as cigarras e a época de chuvas, mas acredita-se que por elas aparecerem sempre em meados de outubro e novembro, época em que a chuva se intensifica, faça algum sentido.

REPRODUÇÃO

“É um canto de reprodução. A cigarra adulta voa no topo das árvores, nos galhos. Ela cruza, a fêmea bota o ovo no galho e nasce uma forma jovem, que é a ninfa. Ela é diferente da cigarra porque não tem asa. Ela fica enterrada por um tempo muito grande. Em média três ou quatro anos, aqui no Brasil”, disse o zoólogo Ângelo Machado. Depois desse tempo, as ninfas saem por buracos que fazem na terra. Elas sobem juntas para as árvores e ficam nos troncos, onde acontece a transformação. Na fase adulta, elas saem da casca e criam asas. Logo depois que saem da casca, as cigarras sobem para a copa das árvores. Lá, elas se alimentam da seiva e se preparam para a reprodução. O barulho que é típico das cigarras é feito pelos machos que contam muito forte para atrair as fêmeas. O tempo é curto na fase adulta. Em apenas 15 dias, as cigarras se reproduzem e morrem. “O tempo da cigarra adulta é muito menor do que o tempo subterrâneo. Na realidade, a vida dela é subterrânea e a saída é um episódio muito rápido”, conta o zoólogo. Rápido, mas suficiente pra fazer muito barulho. A trilha sonora não agrada a todos. O som dos insetos pode ser ouvido a mais de mil metros de distância.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 14h30 - Fonte: Climatempo
37°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 35°

36° Sensação
22 km/h Vento
21% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol
Segunda (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.