Quinta, 01 de Outubro de 2020 01:15
(43) 99953-0833
Notícias Luísa

Luísa Canziani quer que Londrina se inspire em Curitiba no setor de inovação

Luísa Canziani quer que Londrina se inspire em Curitiba no setor de inovação

07/11/2019 12h04 Atualizada há 11 meses
Por: Derick Fernandes
Luísa Canziani quer que Londrina se inspire em Curitiba no setor de inovação
Um parque tecnológico que impulsione o desenvolvimento da cidade e um ecossistema de inovação completo. Para a deputada federal Luísa Canziani, esse são passos cruciais para que no futuro tenhamos resultados positivos na economia, educação e segurança pública. Um dos projetos inovadores em andamento no Paraná nesse sentido é o Vale do Pinhão, que recentemente recebeu R$ 10 milhões de investimentos na criação de um Fundo de Inovação. O Vale do Pinhão é um bairro inteiro de Curitiba que foi transformado em um antro de empresas de tecnologia e start-ups que desenvolvem projetos e soluções urbanas que atendam a cidade e a elevem no conceito Smart City. Luísa esteve nesta semana com o prefeito Rafael Greca para entender a proposta, e estendê-la a outras cidades do Paraná, especialmente Londrina. Para ela, Londrina tem potencial econômico e financeiro para comportar um ecossistema de inovação. "Temos várias universidades, temos um parque tecnológico, boa infraestrutura e força de trabalho para concretizar isso". O projeto de Luísa é que Londrina ganhe posições no ranking de cidades inteligentes, e enxerga em Curitiba um exemplo para a segunda maior cidade do Paraná, que ainda discute pouco o tema tão necessário. Num futuro breve, cidades que não pensarem a tecnologia como forma de administração tendem a perder espaço para os municípios inovadores, e consequentemente, patinar na economia. "Em Curitiba, o Vale do Pinhão foi criado para promover ações de cidades inteligentes, conceito que une o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo que aumenta a qualidade de vida da população e gera eficiência nas operações urbanas", disse.

EDUCAÇÃO É O CAMINHO

A educação é uma das diretrizes que a jovem deputada defende como bandeira para fomentar esse desenvolvimento. Um projeto de lei dela (PL 5182/19)  visa a promoção e a criação de projetos de colaboração educacional entre governo federal, estados, Distrito Federal e municípios dentro de domínios chamados de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE).
Segundo a parlamentar, o ADE é o conjunto de colaborações estabelecidas entre governos federal, estadual e municipal, com proximidades geográficas, para proporcionar ações conjuntas e coordenadas na área da educação, com o objetivo de alcançar uma melhora na qualidade do ensino brasileiro, e consequentemente, fomentar a implementação de tecnologia avançada nas escolas. “O projeto é destinado a estimular a implantação de arranjos educativos, como um caminho para promover o desenvolvimento da educação local. Para isso, serão criadas condições para que os municípios reunidos em ADE, em função de suas ações coordenadas, recebam, de modo prioritário, assistência técnica e financeira do governo federal”, afirma.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 01h03 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 39°

27° Sensação
16.2 km/h Vento
30.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 40°

Sol com algumas nuvens
Sábado (03/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 38°

Sol com algumas nuvens