Sexta, 22 de Janeiro de 2021 08:40
(43) 99953-0833
Notícias Em

Em três anos, prefeitura de Maringá não construiu nenhuma creche

Em três anos, prefeitura de Maringá não construiu nenhuma creche

07/01/2020 11h46 Atualizada há 1 ano
Por: Derick Fernandes
Em três anos, prefeitura de Maringá não construiu nenhuma creche
Em três anos da administração Ulisses Maia, nenhuma creche nova foi construída em Maringá. Durante esse período as obras de CMEI's entregues pela prefeitura foram todas empenhadas e projetadas ainda na gestão de Roberto Puppin (PP) e já estão defasadas, pois não atendem o número de vagas necessárias na cidade. Segundo o Portal da Transparência de Maringá, o único grande feito de Maia na educação infantil foi a ampliação e reforma de duas creches. O prefeito justifica ter inaugurado três creches, mas nenhuma conquistada em sua gestão.

Entre 2013 e 2016, porém, cinco creches e 18 ampliações foram realizadas na cidade.

O tema é considerado importante na prefeitura já que na campanha eleitoral, em 2016, Maia disse que acabaria com a fila para Cmeis. Atualmente, três mil crianças aguardam vagas em creches da cidade.

Para sanear o problema, a administração está apostando na compra de até duas mil vagas em escolas privadas, mas até o momento, apenas 500 vagas foram obtidas. O motivo é que nem todas as escolas interessadas conseguiram inscrição no processo de venda.

Nos bastidores, a falta de vagas nas creches é um problema que preocupa o prefeito. A avaliação era de que a compra das vagas seria mais rápida e mais prática, o que por fim acabou não acontecendo. A gestão também foi criticada pelo Sindicato dos Servidores Municipais, que considera a ação uma espécie de privatização do serviço.

O Sindicato também pediu para que fossem contratados mais professores, por conta da existência de salas ociosas dentro da rede municipal. Mas a situação esbarra em outro problema: a falta de dinheiro.

A prefeitura já trabalha acima do limite prudencial de 50% do comprometimento orçamentário, para pagamento de salário dos servidores.

Uma ação do Ministério Público fez com que a Justiça determinasse que a prefeitura zerasse a fila da creche. A determinação não foi cumprida até o momento.

A falta de solução para zerar o número resultou na criação do “Crêchometro”, da Defensoria Pública de Maringá. O objetivo é mostrar os números da situação na cidade.

LICITAÇÕES

Para tentar recuperar o tempo perdido, a prefeitura de Maringá está executando três licitações para construção de novos locais para a educação infantil. Duas são creches, e uma seria um Complexo Educacional. A estimativa é que as obras sejam entregues em 2020, no último ano da gestão. Enquanto isso, na cidade de Londrina, vizinha a Maringá, cinco novas creches foram construídas ou estão em construção no mesmo período.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 08h36 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 30°

24° Sensação
11 km/h Vento
83% Umidade do ar
67% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.