Segunda, 19 de Outubro de 2020 19:10
(43) 99953-0833
Últimas Notícias Londrina

Londrina tem 800 novos casos suspeitos de dengue por dia

Londrina tem 800 novos casos suspeitos de dengue por dia

14/02/2020 11h03 Atualizada há 8 meses
Por: Derick Fernandes
Londrina tem 800 novos casos suspeitos de dengue por dia
A prefeitura de Londrina irá contratar 179 profissionais de saúde para atuação emergencial na cidade, em virtude do surto de dengue registrado nos últimos dias. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Belinati e o secretário de saúde Felippe Machado, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (14), no Centro Cívico. Segundo o prefeito, a medida foi necessária devido ao aumento exponencial de casos suspeitos. São cerca de 800 notificações por dia nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Básicas (UBS). Serão contratados 75 agentes de endemias, 50 técnicos de enfermagem, 42 médicos, além de 8 enfermeiros e 4 técnicos de patologia. O custo será de R$ 832 mil mensais durante os três meses de contrato. Os profissionais não precisarão fazer provas e o chamamento vai acontecer por meio de teste seletivo por análise de currículo. As inscrições dos interessados serão abertas hoje (14) e vão até 20 de fevereiro. Para agentes de endemias, não será necessário pagamento de taxa de inscrição. Já os demais, de nível superior, haverá cobrança. A inscrição será feita por meio do site da prefeitura. Os profissionais devem iniciar o serviço em março. Conforme o prefeito, a medida visa absorver a sobrecarga pela qual passa o sistema de saúde local. Em todas as unidades de atendimento, o tempo de espera em algumas situações ultrapassa as 5 horas, existindo casos em que houve espera de 9 horas por atendimento médico. Isso porque, com o aumento de casos de dengue, a demanda cresce e os médicos de plantão não conseguem dar conta do atendimento.

UBSs AMPLIAM ATENDIMENTO

Outra medida anunciada é a ampliação do horário de atendimento das unidades básicas de saúde (UBSs). A Unidade Parigot (Zona Norte), será transformada em um centro de referência ao tratamento da dengue na região, e terá funcionamento até às 23h, com três médicos por turno, além de atendimento aos sábados. Para quem precisa de atendimento de rotina, será encaminhado à UBS Chefe Newton. Além delas, as unidades Vila Casoni (Zona Central), e Vila Ricardo (Zona Leste) o atendimento já funciona em horário ampliado e em caráter especial.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 19h06 - Fonte: Climatempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 18° Máx. 29°

27° Sensação
19 km/h Vento
61% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (20/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.