Sexta, 25 de Setembro de 2020 03:09
(43) 99953-0833
Notícias Londrina

Londrina confirma primeiro caso de coronavírus

Londrina confirma primeiro caso de coronavírus

17/03/2020 19h32 Atualizada há 6 meses
Por: Derick Fernandes
Londrina confirma primeiro caso de coronavírus
A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) confirmou o primeiro caso do novo coronavírus em Londrina. O total no estado chega a 12 casos confirmados. Além de Londrina, um novo caso foi confirmado em Cianorte, além de outros em Curitiba, Pinhais e Campo Largo. Segundo as informações, o caso de Londrina trata-se de uma paciente de 52 anos que esteve na Itália. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a paciente está em isolamento domiciliar e não está em estado grave. A paciente de Cianorte tem 62 anos e esteve nos Emirados Árabes em fevereiro, ela está em isolamento domiciliar depois de ter sido hospitalizada. O quadro clínico é considerado moderado. O exame foi realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). Os pacientes de Curitiba são: um homem de 28 anos e uma mulher de 26, que viajaram para São Paulo. O caso confirmado em Campo Largo trata-se de uma mulher de 62 anos que viajou para a Itália. Já em Pinhais, a confirmação refere-se a um homem de 27 anos que esteve em um evento de uma multinacional com um palestrante da Espanha e pessoas de diversos estados do País. Todos os confirmados são casos importados, ainda não há registros de transmissão comunitária no Paraná.

NOVA METODOLOGIA

Diante do aumento do número de casos suspeitos, e também da necessidade de resultados mais rápidos em razão da alta demanda, a Secretaria de Estado da Saúde já vai adotar a nova metodologia para os resultados, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Não será mais exigida a contraprova pelo Lacen, desde que o laboratório privado que realizou ou realizará o teste seja credenciado.

A direção do Lacen esteve na Sesa para alinhar e mudar a dinâmica realizada para validação de confirmação de casos por coronavírus no Paraná.

O protocolo estabelecido anteriormente era de que os exames obrigatoriamente passassem pelos laboratórios de cada estado, mesmo que já realizados por instituições privadas, ou seja, mesmo que um laboratório particular testasse positivo para o COVID19, era necessário o envio de uma amostra do paciente para o Lacen.

“Ressaltamos que essa medida está sendo tomada devido ao aumento de confirmações por parte do Lacen, visando uma resposta rápida a população e principalmente aos familiares do paciente que esperam por um resultado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, a mudança deve acontecer de imediato, alinhada com as instituições. “Temos casos já confirmados por laboratórios credenciados. Devemos divulgar essas novas confirmações assim que alinharmos os procedimentos e protocolos que devem ser seguidos juntamente com as instituições” acrescentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 03h07 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 33°

20° Sensação
14.6 km/h Vento
67.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens