Quinta, 01 de Outubro de 2020 09:11
(43) 99953-0833
Notícias Governo

Governo declara transmissão comunitária do Covid-19 em todo país

Governo declara transmissão comunitária do Covid-19 em todo país

20/03/2020 19h29 Atualizada há 6 meses
Por: Derick Fernandes
Governo declara transmissão comunitária do Covid-19 em todo país
O Ministério da Saúde declarou que todo o Brasil está sob status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite desta sexta-feira (20). Luiz Henrique Mandetta, ministro da saúde, já havia anunciado que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. Mandetta também disse que a doença deve se disparar o número de infecções em abril e o sistema de saúde irá colapsar. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior. Até quinta-feira (19), a transmissão comunitária estava configurada nos estados de São Paulo e de Pernambuco. Além disso, ocorre isoladamente em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (além das capitais de SP e PE, já incluídas acima).

ISOLAMENTO

A portaria também oficializa recomendações que o ministério já tinha detalhado na quinta. O "isolamento domiciliar" de quem tiver "sintomas respiratórios" e daqueles que moram com ela deve ser de, no máximo, 14 dias". Também determina que o atestado emitido pelo profissional médico que determina a medida de isolamento será estendido às pessoas que residam no mesmo endereço. O texto também traz uma recomendação aos idosos:
As pessoas com mais de 60 (sessenta) anos de idade devem observar o distanciamento social, restringindo seus deslocamentos para realização de atividades estritamente necessárias, evitando transporte de utilização coletiva, viagens e eventos esportivos, artísticos, culturais, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração próxima de pessoas - Portaria n° 454

PAÍS CHEGA A 970 CASOS

Em menos de duas horas, o Brasil saltou de 750 casos para 970 confirmados. A maioria dos casos ocorre em São Paulo. O país também registra 11 mortes até o momento provocados pela Covid-19.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 09h04 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 39°

31° Sensação
20.5 km/h Vento
25% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 40°

Sol com algumas nuvens
Sábado (03/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 38°

Sol com algumas nuvens