Sexta, 23 de Outubro de 2020 08:08
(43) 99953-0833
Últimas Notícias Governadores

Governadores do Sul e Sudeste discutem rede de apoio a caminhoneiros nas estradas

Governadores do Sul e Sudeste discutem rede de apoio a caminhoneiros nas estradas

23/03/2020 21h07 Atualizada há 7 meses
Por: Redação
Governadores do Sul e Sudeste discutem rede de apoio a caminhoneiros nas estradas
Governadores do estados do Sul e do Sudeste se reuniram por videoconferência nesta segunda-feira (23) com o ministro da Infraestrutura, Tercísio Freitas, para discutir medidas que serão tomadas para evitar o desabastecimento das cidades do país. Entre os assuntos, os governadores também discutiram a alteração de decretos do fechamento do comércio e restaurantes, possibilitando que estabelecimentos na beira das rodovias estejam abertos para atender os caminhoneiros. O assunto foi abordado neste domingo (22) pelo 24Horas, e teve repercussão em Brasília. A reportagem destacou que caminhoneiros estão passando fome nas estradas pela falta de locais abertos para alimentação, e também encontram dificuldade nos acessos a serviços de saúde. A categoria cogitou parar as atividades para chamar a atenção do governo. Presente na reunião, o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior disse que o estado adotou medidas para não prejudicar a circulação de caminhões. Ele também citou que pediu reforço na estrutura de apoio aos motoristas em Paranaguá. “Criamos um ambiente favorável para atender esses profissionais neste momento tão difícil, mostrando que o Paraná se preocupa com essa atividade tão importante para a população”, afirmou o governador. “Uma área para saúde, higienização e acomodação para os caminhoneiros. Também estamos trabalhando para garantir a alimentação dessas pessoas”, disse. Ratinho Junior ainda destacou que o governo emitiu um decreto estabelecendo 33 atividades essenciais que precisam manter o funcionamento, mesmo com a orientação de se evitar a circulação e a aglomeração de pessoas. O governador lembrou que entre os serviços, está o transporte e entrega de cargas em geral.

PREOCUPAÇÃO COM OS CAMINHONEIROS

O ministro da Infraestrutura revelou que a União busca uma unidade sobre o tema entre os Estados, impedindo que qualquer determinação mais abrangente impeça a circulação de mercadorias e remédios. “Não podemos permitir que falte produtos nos supermercados, farmácias e hospitais”, disse Gomes de Freitas. Entre as preocupações colocadas pelo ministro está a atenção aos motoristas. “O mesmo vale para restaurantes e oficinas localizadas na beira de estradas. Se o caminhão estragar, precisa ser consertado. E os caminhoneiros precisam se alimentar”, completou. Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo se comprometeram a manter as divisas abertas, mas com reforço na fiscalização para evirar a circulação do vírus. Participaram da reunião os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Carlos Moisés (Santa Catarina), João Dória (São Paulo), Wilson Witzel (Rio de Janeiro), Romeu Zema (Minas Gerais) e Renato Casagrande (Espírito Santo); os secretários de Estado Guto Silva (Casa Civil), Renê Garcia (Fazenda), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Beto Preto (Saúde); Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná; e o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Junior.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 07h49 - Fonte: Climatempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 30°

21° Sensação
17 km/h Vento
73% Umidade do ar
67% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.