Sábado, 26 de Setembro de 2020 17:40
(43) 99953-0833
Notícias UEL

UEL tem capacidade para fazer até 200 testes de coronavírus por dia

UEL tem capacidade para fazer até 200 testes de coronavírus por dia

30/03/2020 13h31 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
UEL tem capacidade para fazer até 200 testes de coronavírus por dia
A UEL está colocando à disposição das autoridades de saúde e de toda a sociedade civil a infraestrutura de equipamentos, laboratórios, professores, e equipe técnica para a realização imediata de testes do novo coronavírus (Covid-19), desde que ocorra uma descentralização destes exames, com o envio dos kits para Londrina. Este foi o teor de um ofício encaminhado nesta segunda-feira (30) à sociedade civil organizada, em resposta à solicitação feita à Universidade, neste final de semana, para que disponibilize laboratórios para a realização de testes na cidade. No documento, o Gabinete da Reitoria afirma que toda a infraestrutura física e de recursos humanos está à disposição da sociedade para a realização dos testes. O teor deste documento foi repassado também ao deputado estadual Tercílio Turini (PPS) na última sexta-feira (28), durante visita ao Hospital Universitário (HU). O parlamentar ficou de repassar o conteúdo à equipe responsável pelas ações relacionadas ao tratamento e prevenção da pandemia em todo o território paranaense. “Estamos nos dispondo a apoiar toda a macrorregião de Londrina. Isto poderia ajudar a descarregar o sistema de saúde como um todo”, afirmou ele. De acordo com o vice-reitor, que é professor e pesquisador do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UEL há 35 anos, toda a infraestrutura seria cedida gratuitamente, bastando a cessão dos kits. Um levantamento realizado pela equipe técnica demonstrou que estes testes custam em torno de R$ 77 a unidade, podendo ser adquiridos de importadores.

DUZENTOS EXAMES POR DIA

De acordo com o vice-reitor da UEL, a Universidade conta com o Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Ciências da Saúde (CCS), anexo ao HU, que poderia ser utilizado com toda a segurança e facilidade de logística. Essa unidade poderia ter a atuação amplificada com equipamentos que viriam de outros laboratórios, centralizando os exames no CCS. Dessa forma, ele estima que a UEL poderia realizar até 200 testes/dia. O professor explicou que os exames são recomendados para pacientes que chegam às unidades de saúde referenciadas com os sintomas característicos. A partir daí o protocolo recomenda o isolamento e a realização do exame.
“Por isso que é fundamental descentralizar os testes. Para termos agilidade suficiente porque enquanto se espera o resultado este leito não pode ser liberado para outro paciente”.
Ainda de acordo com o vice-reitor, o teste em questão está relacionado à biologia molecular. O reagente serve para a extração do material genético (RNA). A partir disso, é utilizada a técnica de ampliação (LPPCR), ou seja, se criam cópias desta amostra para se obter um diagnóstico exato em tempo real. Com o reagente em mão a equipe poderia realizar os testes imediatamente, prestando um serviço importante para desafogar as unidades referenciadas de toda a região. *Paiquerê 91.7
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 17h31 - Fonte: Climatempo
36°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 35°

34° Sensação
11 km/h Vento
17% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol
Segunda (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.