Quinta, 22 de Outubro de 2020 12:40
(43) 99953-0833
Últimas Notícias Respiradores

Respiradores que seriam vendidos ao Brasil são retidos nos EUA

Respiradores que seriam vendidos ao Brasil são retidos nos EUA

04/04/2020 00h59 Atualizada há 7 meses
Por: Redação
Respiradores que seriam vendidos ao Brasil são retidos nos EUA
Os Estados Unidos estão obrigando empresas do mundo inteiro a venderem exclusivamente para eles todos os equipamentos médicos necessários para combate ao coronavírus. O país reteve, inclusive, uma carga de 600 respiradores que seriam distribuídos a hospitais da Bahia e do Ceará, que estavam vindo da China. O Ministério da Saúde informou que a empresa chinesa apenas cancelou unilateralmente a venda dos respiradores, e a carga ficou retida em Miami. A mesma informação foi confirmada pela Casa Civil do Governo da Bahia, que informou ainda que a carga havia ficado retida nos Estados Unidos. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, emitiu uma nota no Twitter desmentindo a informação, que foi publicada pelo 'O Globo'. Segundo a embaixada, os EUA não retiveram nenhuma carga de material médico que seria destinada ao país, e que qualquer relatório contrário disso, seria falso. Neste sábado (04), o governo da Bahia informou que os respiradores, comprados pelo Consórcio Nordeste da China, chegarão aos estados pela Argentina.

"Lamentavelmente, esses equipamentos, em função de um decreto de proteção editado pelo presidente Trump, ele impede as empresas americanas de exportarem equipamentos para outros países, ainda que os equipamentos tenham apenas passado pelos Estados Unidos, hoje eles têm feito um sequestro de equipamentos", disse Fábio Vilas-Boas, secretário estadual de saúde da Bahia.

EUA IMPEDEM EXPORTAÇÕES

Além disso, o presidente dos Estados Unidos também está descontente com a empresa americana 3M, que fabrica máscaras hospitalares N95. O governo americano, não quer que a empresa exporte as máscaras para países da América Latina e para o Canadá. O presidente Donaldo Trump chegou a falar em seu Twitter que a empresa 3M pagaria um alto preço por não atender as determinações do governo, que chegou a acionar uma lei de guerra para obrigar empresas nacionais a produzirem exclusivamente para os EUA.

SILÊNCIO DO GOVERNO BRASILEIRO

O governo do Brasil se limitou apenas a dizer que estava buscando outros fornecedores para os equipamentos necessário ao enfrentamento do coronavírus no país, que já registra mais de 10 mil casos da doença. Vale ressaltar que o presidente da república Jair Bolsonaro é grande admirador de Donald Trump, e alinhado político-ideologicamente com o americano.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 12h26 - Fonte: Climatempo
30°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 30°

30° Sensação
19 km/h Vento
43% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.