Quinta, 22 de Outubro de 2020 11:53
(43) 99953-0833
Últimas Notícias Ibiporã

Ibiporã não tem nenhuma UTI e único hospital está sob intervenção judicial

Ibiporã não tem nenhuma UTI e único hospital está sob intervenção judicial

06/04/2020 22h57 Atualizada há 7 meses
Por: Derick Fernandes
Ibiporã não tem nenhuma UTI e único hospital está sob intervenção judicial
Contra a recomendação de autoridades de saúde do mundo inteiro, a cidade de Ibiporã, na Região Metropolitana de Londrina, decidiu autorizar a abertura do comércio em horário normal por uma semana. Exatamente na semana que se espera uma disparada no número de casos de coronavírus no Brasil. A medida, anunciada pelo prefeito João Coloniezi, foi duramente criticada por parte da população e taxada como irresponsável. Ibiporã ainda não tem casos de coronavírus, mas está localizada a cerca de 7 quilômetros de Londrina, que já tem 55 casos positivos. Coloniezi justificou a abertura, dizendo que 'na semana de recebimento as pessoas poderiam fazer suas compras'. Fontes ouvidas pelo 24Horas no entanto, reforçam que o prefeito não teria aguentado a pressão do empresariado, em razão das vendas de páscoa. A decisão do prefeito foi comemorada pela Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (ACEIBI) que chegou a divulgar um vídeo onde os diretores desejam boas vendas ao comércio local. "Boas vendas a todo mundo, vamos voltar a trabalhar, aquecer essa economia", disse o presidente da associação. Algumas medidas restritivas foram mencionadas pelo prefeito, que citou apenas o atendimento individualizado no vídeo divulgado pela página da prefeitura com a hashtag #fiqueemcasa.

SEM LEITOS DE UTI

Com uma população de 55 mil habitantes, Ibiporã não tem nenhum leito de UTI, e o único hospital da cidade, que está sob intervenção judicial inclusive, tem apenas um respirador - cujo o estado de conservação é desconhecido. O respirador é o equipamento necessário para salvar pacientes com quadro grave de coronavírus. O hospital Cristo Rei vive de doações, e com dívidas, corre o risco de fechar as portas. [caption id="attachment_49730" align="aligncenter" width="1024"] Hospital Cristo Rei não tem leitos de UTI[/caption] A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ibiporã, também sofre com a falta de estrutura, e um aditivo: a superlotação. A UPA não tem respirador, e quando um paciente grave precisa do aparelho, ele fica na ambulância até ser transferido para Londrina. Ibiporã ainda não divulgou um plano de ações para o combate da pandemia e a população sofre com a falta de informações sobre o que fazer em caso de suspeita.

LONDRINA TEM HOSPITAL DE REFERÊNCIA

Apesar da falta de estrutura na vizinha Ibiporã, Londrina conta com o Hospital Universitário como referência para tratamento do coronavírus. A cidade ainda tem a Santa Casa e designou postos de saúde em todas as regiões para atender pacientes leves. É em Londrina que os casos mais graves vindos de toda a região são atendidos. Questionado sobre isso, o prefeito de Londrina Marcelo Belinati respondeu que "Nossa cidade sempre irá tratar nossos irmãos e irmãs com muito amor e carinho, seja de qual cidade for", concluiu. Em Londrina, o comércio permanece fechado por pelo menos mais uma semana, em novo decreto válido até o dia 13 de abril.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 11h46 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 30°

28° Sensação
26 km/h Vento
48% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.