Quarta, 23 de Setembro de 2020 10:19
(43) 99953-0833
Notícias Bolsonaro

Bolsonaro exonera diretor da Polícia Federal e Moro convoca coletiva

Bolsonaro exonera diretor da Polícia Federal e Moro convoca coletiva

24/04/2020 10h00 Atualizada há 5 meses
Por: Derick Fernandes
Bolsonaro exonera diretor da Polícia Federal e Moro convoca coletiva
O diretor-geral da Polícia Federal foi exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste sexta-feira (24). A decisão consta no Diário Oficial da União publicado hoje. Conforme o DOU, a exoneração teria ocorrido "a pedido", mas interlocutores do Ministério da Justiça falaram o contrário. Conforme a jornalista Camila Bonfim, da TV Globo, o ministro convocou entrevista coletiva para às 11h após ser "surpreendido" pela exoneração de Valeixo. O decreto que o exonera do cargo também leva seu nome. Interlocutores do MJ disseram à reportagem, no entanto, que ao contrário do que foi afirmado por outros jornais, Moro não assinou a exoneração de Valeixo, e seu nome aparece no decreto por mera formalidade. A exoneração acontece um dia depois da crise entre Moro e Bolsonaro, e de rumores sobre um pedido de demissão do ministro. Ainda conforme fontes em Brasília, o Ministro da Justiça deve pedir para sair do cargo ainda hoje. [caption id="attachment_50852" align="aligncenter" width="750"] Maurício Valeixo foi exonerado pelo presidente - Foto: Divulgação[/caption]

TENSÃO

Ao contrário do que foi afirmado pelo decreto presidencial, Maurício Leite Valeixo não deixou o cargo "a pedido". Moro não gostou da decisão de Bolsonaro e foi surpreendido com a notícia vinculada pela manhã nos jornais. Maurício Valeixo foi indicado por Sergio Moro no final de 2018 e é visto como um homem de confiança do ex-juiz federal. A Secretaria de Comunicação da Presidência no entanto, disse nas redes sociais que, ao contrário do que parte da imprensa afirma, Valeixo deixa sim o cargo a pedido. Até agora, nenhum substituto foi nomeado para o comando da PF.

QUEM É VALEIXO?

Maurício Valeixo tem 20 anos de experiência na PF (Polícia Federal) e atuou nas áreas de combate ao crime organizado e narcotráfico. Se aproximou de Moro no caso ‘Banestado’, que descobriu um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo o banco do Paraná em 2003. De 2009 a 2011, foi Superintendente da PF em Curitiba. Em 2015, comandou a Dicor (Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado). Em 2017, Maurício Valeixo retornou para o Paraná e foi um personagem importante na execução da pena do ex-presidente Lula.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 10h04 - Fonte: Climatempo
20°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 29°

20° Sensação
20 km/h Vento
64% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens