Quarta, 21 de Outubro de 2020 16:09
(43) 99953-0833
Últimas Notícias Aumento

Aumento dos casos de coronavírus em Londrina leva MP a pedir novo fechamento do comércio

Aumento dos casos de coronavírus em Londrina leva MP a pedir novo fechamento do comércio

26/05/2020 12h02 Atualizada há 5 meses
Por: Derick Fernandes
Devido ao aumento de casos de coronavírus nas últimas semanas, o Ministério Público Estadual entrou com novo recurso contra decretos da prefeitura de Londrina que permitem a reabertura do comércio em geral e de shoppings na cidade. O MP atribui esse aumento a abertura dos serviços considerados não essenciais. Em um despacho, a procuradoria salienta que a postura da prefeitura em relação ao Shoppings, centros comerciais e academias indicam que "sem nenhum controle do Poder Judiciário quanto a legalidade dos atos, a prefeitura manterá a tendência de atender apelos econômicos e políticos em detrimento da defesa do Direito à Saúde da população [...]" O MP também justifica que desde a decisão, a cidade saltou de 109 casos confirmados e 14 mortes para 134 casos e 16 mortes, números que, conforme a promotoria, devem aumentar nos próximos dias tendo em vista a flexibilização das regras. Ainda conforme o Ministério Público, não houve uma decisão embasada em dados científicos em relação as medidas adotadas por Londrina no enfrentamento ao coronavírus, "quando comparados ao que é orientado por instituições de saúde, como a Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde".

OCUPAÇÃO DE LEITOS HOSPITALARES

O argumento que também é utilizado pelo MP é que a cidade não está levando em consideração a ocupação dos leitos hospitalares, entre UTIs e enfermarias. O órgão cita um estudo da Universidade de Brasília (UNB), em menos de um mês haverá 41 mortes e 473 hospitalizações por Covid-19. O MP diz que a lotação dos leitos de UTI e enfermaria está próxima. A previsão para que isso aconteça até o dia 06 de junho, a menos que sejam implementados 52 novos leitos de UTI e 52 leitos de enfermaria exclusivos para tratamento da Covid-19. A Associação Comercial e Industrial de Londrina não comentou o recurso.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 15h50 - Fonte: Climatempo
32°
Nuvens esparsas

Mín. 17° Máx. 31°

33° Sensação
11 km/h Vento
43% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.