Terça, 01 de Dezembro de 2020 14:12
(43) 99953-0833
Últimas Notícias Governo

Governo passa a omitir dados acumulados de mortos e de casos de coronavírus no Brasil

Governo passa a omitir dados acumulados de mortos e de casos de coronavírus no Brasil

06/06/2020 22h32 Atualizada há 6 meses
Por: Derick Fernandes
Governo passa a omitir dados acumulados de mortos e de casos de coronavírus no Brasil
O governo de Jair Bolsonaro determinou que o Ministério da Saúde (MS) passe a ocultar os dados completos sobre a situação do coronavírus no Brasil. Por pressão do presidente, agora o governo não informará mais o número acumulado de mortos e de casos. Desde sexta-feira (05) o site do Ministério da Saúde que apresenta os dados ficou fora do ar, e retornou apenas na tarde deste sábado (06) já sem as informações consolidadas. Na quarta-feira (03) o governo já havia antecipado mudanças. Primeiro alterou o horário de divulgação do boletim para as 22h numa tentativa de impedir que os dados fossem noticiados nos principais telejornais do país. O presidente Bolsonaro declarou neste sábado (06) que a omissão das informações "será boa para o Brasil". Ele também anunciou que o Ministério da Saúde deve recontar o número de mortos. Na quinta-feira (04) ele havia declarado que havia "não teria mais matéria no Jornal Nacional". Inicialmente, ainda sob a conduta de Luiz Henrique Mandetta, o Ministério da Saúde divulgava os números por volta de 17h. Já na gestão de Nelson Teich, os dados eram apresentados às 19h. Depois que o general Eduardo Pazuello assumiu o comando, a divulgação acontecia 20h. [caption id="attachment_53083" align="aligncenter" width="1000"]Site anterior apresentava dados completos sobre a Covid-19 no Brasil. Informações passaram a ser ocultadas após determinação de Bolsonaro. Site anterior apresentava dados completos sobre a Covid-19 no Brasil. Informações passaram a ser ocultadas neste sábado (06).[/caption] Na última quarta (3), alegando um problema técnico, o Ministério da Saúde fez a primeira divulgação dos dados às 22h. O horário foi repetido na quinta sem explicações. E após o jornal Correio Braziliense afirmar que a ordem para o novo horário teria partido de Bolsonaro, o ministério enviou mensagens a jornalistas afirmando que os números seriam mostrados apenas às 22h. Mais cedo na sexta, o novo horário da divulgação foi criticado por Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que classificou a alteração como “sonegação de informações”

“Há um dever de publicidade, as autoridades têm de informar o quadro. Enquanto gastamos essa energia imensa com querela política, atingimos um número trágico e mórbido de 35 mil mortes no país, 1,5 mil mortes por dia”, disse o ministro. “Quando se começa a fazer esse movimento político, de sonegar informações, a própria confiabilidade dos números passa a ser também colocada em xeque”.

[caption id="attachment_53084" align="aligncenter" width="1000"] Novo site do Ministério da Saúde passou a omitir os dados acumulados.[/caption]

O magistrado também fez referência a uma cortina de fumaça nas disputas políticas protagonizadas entre Palácio do Planalto, STF e Congresso para tirar o foco no combate à Covid-19.

“Chamo de querela política essas manifestações, esse aparente conflito entre Supremo, militares e presidência, entre os poderes executivos nos estados, municípios e União. E não estamos cuidando dessa questão central. Muitas dessas manobras, desses conflitos, são conflitos diversionistas para que não dedicarmos atenção àquilo que de fato é o problema central, a Covid”, completou Gilmar Mendes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 13h59 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 31°

30° Sensação
9 km/h Vento
66% Umidade do ar
67% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva