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Das empresas de transporte em Londrina, apenas a TCGL alegou estar no prejuízo

Das empresas de transporte em Londrina, apenas a TCGL alegou estar no prejuízo

10/06/2020 17h28 Atualizada há 3 meses
Por: Derick Fernandes
Londrina tem duas empresas que operam o transporte coletivo. A primeira é a TCGL (Grande Londrina), responsável pela maior fatia das linhas, e que atende os bairros mais populosos da cidade, e a segunda, a Londrisul, que atende algumas linhas na Região Norte e a Zona Sul e os distritos da cidade. O prejuízo durante a pandemia é generalizado. Várias empresas tiveram a redução de seus lucros e algumas já amargam perdas financeiras. Mas, apesar de ser igualmente impactado, os serviços essenciais não acumulam problemas tão grandes. Em Curitiba, Ponta Grossa e em Maringá, empresas entraram com pedidos na prefeitura de subsídios milionários para cobrir os custos. Londrina não ficou fora disso, mas diferente dessas cidades, aqui apenas uma empresa alegou estar com problemas: A TCGL. A empresa, que protagonizou uma disputa judicial por causa da nova licitação do transporte no ano passado, dessa vez questiona a prefeitura em relação ao subsídio. Segundo a TCGL, o rombo previsto seria de R$ 12 milhões. E caso esse valor não seja discutido, uma ação judicial já é estudada contra o município. Porém, a Londrisul permanece em silêncio sobre o mesmo tema. A empresa, que pertence ao Grupo Brasil Sul, foi a única a adquirir novos ônibus em 2020 e apresentar sua nova frota, além de implantar mudanças visuais nos veículos e ar-condicionado. O mesmo prejuízo alegado pela TCGL não está sendo notado pela concorrente.

EM MARINGÁ, R$ 39 MILHÕES

Do mesmo dono da TCGL, em Londrina, a Transportes Coletivos Cidade Canção (TCCC), de Maringá, foi à justiça para acionar a prefeitura e receber R$ 39 milhões de auxílio financeiro. Por lá, a empresa conseguiu obter liminar no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) a qual obrigou a prefeitura a pagar o valor em 48 horas. A Prefeitura de Maringá recorreu da decisão, que será julgada pelo Supremo Tribunal de Justiça. O Grupo Constantino, que controla as empresas, deve usar da mesma estratégia em Londrina. Mas em Maringá, a TCCC constitui um monopólio do sistema, diferente de Londrina, onde há concorrência com a Londrisul.
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