Terça, 01 de Dezembro de 2020 14:37
(43) 99953-0833
Últimas Notícias Curitiba

Curitiba determina novo fechamento de academias, bares e igrejas, e ameaça lockdown

Curitiba determina novo fechamento de academias, bares e igrejas, e ameaça lockdown

14/06/2020 15h39 Atualizada há 6 meses
Por: Derick Fernandes
Curitiba determina novo fechamento de academias, bares e igrejas, e ameaça lockdown
Temendo o aumento nos novos casos e nas mortes provocadas pelo coronavírus, a Prefeitura de Curitiba baixou um novo decreto determinando a suspensão de algumas atividades comerciais a partir desta segunda-feira (15). Voltam a ser proibidos o funcionamento de academias, práticas esportivas, bares e restaurantes, templos religiosos, praças e parques, bem como todas as atividades de entretenimento (teatro, festas, cinema). O comércio em geral também passa a ter horário limitado. Curitiba adotou a bandeira laranja, que representa médio risco. A situação pode evoluir para bandeira vermelha e lockdown, segundo a prefeitura da capital. O anúncio destas medidas foram feitas pela secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, neste sábado (13). A medida foi tomada por causa da alta no número de casos do novo coronavírus nas últimas semanas e de mortes. Até 28 de maio, Curitiba tinha em média 14 a 15 casos diários. Em junho, a média já se aproxima dos 50 novos casos diários, com picos de até 200 contaminações. As mortes nesse período já chegaram a 78 vítimas. "Muito nos preocupou o movimento da sociedade neste período. As pessoas agem como se não houvesse nada na cidade. Temos um aumento (casos e mortes) muito acima do tolerável. Não é tolerável vir aqui todo dia anunciar mais 3 ou 4 mortes. Houve um relaxamento em todos os setores", disse a secretária ao anunciar a bandeira laranja e a publicação do decreto 774/20, assinado pelo prefeito Rafael Greca. "Não queremos passar para a bandeira vermelha. Peço a colaboração de todos nesse momento crítico em Curitiba", declarou a secretária. Estão suspensos a partir desta segunda-feira o funcionamento de:
  • Academias de práticas esportivas
  • Igrejas e tempos religiosos
  • Praças e parques públicos
  • Atividades de entretenimentos com ou sem música (tais como festas, teatros, circo e atividades correlatas
  • Bares e atividades correlatas
  • Clubes sociais e esportivos
Outras atividades devem funcionar com restrição de horário:
  • Comércio de rua: atendimento ao público tem de ocorrer impreterivelmente entre 10h e 16h.
  • Shopping center: podem funcionar apenas de segunda a sexta-feira, entre 12h e 20h, devendo permanecer fechados nos fins de semana. Os serviços de alimentação que funcionem nos shoppings poderão operar entre 12h e 15h – fora desses horários, podem funcionar apenas com entrega (delivery)
  • Galerias e centros comerciais: funcionamento das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Os serviços de alimentação que funcionem nos shoppings poderão operar entre 12h e 15h – fora desses horários, podem funcionar apenas com entrega (delivery)
  • Restaurantes e lanchonetes: das 11h às 15h, todos os dias da semana. Fora desse horário, podem funcionar apenas para entregas (delivery).
  • Escritórios em geral: podem funcionar seis horas por dia, exceto para atividades de home office (com horário definido pela própria empresa)
  • Lojas de material de construção: funcionamento das 10h às 16h, de segunda a sexta, e das 9h às 13h nos fins de semana.
Os seguintes serviços devem operar com no máximo de 50% de sua capacidade de operação:
  • Hotéis e pousadas
  • Callcenter e telemarketing (exceto os vinculados a serviços de saúde)
  • Drive in (com uma sessão de exibição por dia ou 3 horas de operação)
O decreto estabelece ainda que deverão ser consideras a suspensão das seguintes atividades:
  • Cabeleireiros, manicure, pedicure e outros serviços de cuidados com a   beleza
  • Atividade de higiene de animais domésticos;
  • Serviços de alimentação de ambulantes;
  • Serviços imobiliários
  • Feiras de Artesanatos
  • Outras atividades não relacionadas nos artigos acima mencionados e não consideradas como essencias conforme o Decreto 470/20
Para todas as atividades as regras da Resolução 01 são obrigatórias. A flexibilização dessas medidas fica condicionada à melhoria dos indicadores epidemiológicos e da rede de atendimento da cidade.

PROTESTO

Após a divulgação das novas medidas, um grupo de trabalhadores e proprietários de academias foram até o prédio onde fica o apartamento do prefeito Rafael Greca na Avenida Vicente Machado, no Batel. “Fora Greca” e “Academia fechada, gente desempregada” foram alguns dos gritos no ato, que também contou com um buzinaço e gerou transtornos no fluxo da avenida. Vizinhos do prefeito reagiram ao protesto e jogaram ovos nos manifestantes. Greca não estava no local no momento, já que ele mora em uma chácara em Piraquara, na Região Metropolitana. VEJA VÍDEOS:
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 14h19 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 31°

30° Sensação
9 km/h Vento
66% Umidade do ar
67% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva