Quinta, 22 de Outubro de 2020 08:55
(43) 99953-0833
Últimas Notícias Sindicato

Sindicato acusa Colégio Londrinense de demissão em massa de professores

Sindicato acusa Colégio Londrinense de demissão em massa de professores

15/06/2020 22h04 Atualizada há 4 meses
Por: Derick Fernandes
Sindicato acusa Colégio Londrinense de demissão em massa de professores
O Sindicato que representa os professores de escolas particulares de Londrina e região (Sinpro) acusou, em nota, o Colégio Londrinense, administrado pelo Instituto Filadélfia (Unifil) de demitir em massa profissionais que atuam na educação infantil e encerrar as atividades do segmento. Na nota, o sindicato repudiou as medidas adotadas pelo grupo e questionou se essa era a melhor forma de lidar com a crise financeira que se abate na instituição, por conta das aulas suspensas.
"Acreditamos que o Londrinense, por ser parte do grupo Unifil, tem vários recursos à sua disposição como linhas de crédito, suporte em praticamente todas as áreas e auxílios governamentais. Um destes recursos é a Medida Provisória 936. Ela permite ao empregador utilizar dois recursos para não demitir: suspensão dos contratos de trabalho ou redução de jornada e salários. O Londrinense já usou a primeira destas alternativas, mas pode ainda utilizar a segunda reduzindo os salários em até 70% por 30 dias", diz um trecho da nota.
Ainda segundo o sindicato, por ter optado pela demissão, a escola terá que pagar a estabilidade para todos os demitidos por 60 dias, e alega que a instituição terá muito mais custo. "Mais dinheiro do que se tivesse apenas reduzido, isso desmonta o argumento de problema financeiro", diz o Sinpro. O sindicato disse que não foi procurado pelo colégio para procurar uma alternativa à demissão. Segundo da nota, foram 20 professores demitidos nesta segunda-feira (15).

INSTITUTO FILADÉLFIA NEGA

Por meio de nota, o reitor da Unifil e diretor do colégio Londrinense, Eleazar Ferreira, disse que o Sinpro mentiu ao afirmar que a instituição estaria encerrando as atividades da educação infantil. "A suspensão dos serviços foi decidida após resultado de pesquisa realizada com famílias dos alunos do Pré I e Pré II que apresentou os seguintes resultados: a maior parte das famílias não concordou com a continuidade do ano letivo por meio do ensino remoto", diz a nota, que não confirma a demissão dos professores. A Unifil alega ainda os prejuízos provocados pela pandemia e diz que depende da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação para o retorno das atividades completas. "O retorno será feito assim que o prefeito do município de Londrina autorize o reinício das aulas presenciais nas escolas", justifica.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 08h45 - Fonte: Climatempo
22°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 30°

22° Sensação
19 km/h Vento
69% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.