Quarta, 23 de Setembro de 2020 09:19
(43) 99953-0833
Notícias #Verificamos:

#Verificamos: É FALSA mensagem do secretário Beto Preto sobre pico da pandemia no Paraná

#Verificamos: É FALSA mensagem do secretário Beto Preto sobre pico da pandemia no Paraná

18/06/2020 03h23 Atualizada há 3 meses
Por: Derick Fernandes
#Verificamos: É FALSA mensagem do secretário Beto Preto sobre pico da pandemia no Paraná
Uma mensagem em tom alarmante que circula nas redes sociais atribuída ao secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, alerta para "30 dias de dor e perdas" e também para o "pico" da pandemia de coronavírus no estado. O texto está sendo disparado principalmente pelo WhatsApp e pelo Twitter, e pede para que as pessoas repassem a mensagem, a fim de conscientizar amigos e familiares sobre o risco iminente de contágio.

VEJA A MENSAGEM:

MENSAGEM DA SECRETARIA DE ESTADO DO PARANÁ BETO PRETO Irmãos, amigos, familiares, enfim - todos. Pelo que os especialistas afirmam, a partir de amanhã teremos, no mínimo 30 dias difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso - realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conversem com os amigos, familiares, com os jovens, etc. O contágio é gigantesco e pode vir no ar... tosse...espirro...solas de sapatos....sacolas de supermercados...embalagens etc. Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimento. Vamos fazer uma grande campanha a partir de agora. Compartilhe e envie essa mensagem para todos os amigos e familiares. Vamos ter nos próximos dias a maior taxa de isolamento social do Brasil. Juntos somos mais fortes... Não esqueça envie agora mesmo sua mensagem em todas as redes sociais... Cuidem da higiene pessoal... Lavem as mãos sempre e evitem tocar no rosto. Fé em Deus! Esperamos que depois disso tudo passar possamos voltar melhores... Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo!
É fato que o Paraná nos últimos dias viu subir os casos de coronavírus e o número de óbitos. Mas será mesmo que a mensagem é verdadeira?

O Fato Verídico checou. A mensagem é:

FALSA 
E foi desmentida pelo próprio Secretário Beto Preto em nota oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SESA). A nota frisa que, embora o cenário seja preocupante no Paraná, o texto não foi escrito pelo secretário. A publicação da SESA também alerta que a mensagem foi replicada em outras páginas onde inclusive, aparece o nome de outras pessoas que teriam assinado o alerta.E foi desmentida pelo próprio Secretário de Saúde, Beto Preto, por meio de nota oficial na página da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná. A nota pode ser conferida neste link ou abaixo. VEJA A NOTA OFICIAL:

COMPARTILHAMENTOS

A mesma mensagem foi replicada em contas no Twitter e no Facebook com o nome de outras pessoas como autores. O Fato Verídico localizou ainda postagens feitas com texto em 29 de abril, onde ao final aparece o nome de uma infectologista como responsável pelo alerta. Um blog chamado "Blog do Mãozinha" também compartilhou a mesma publicação em 02 de maio como um "alerta para todo o Brasil". Veja aqui
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 09h04 - Fonte: Climatempo
17°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 29°

17° Sensação
13 km/h Vento
72% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens