Quinta, 24 de Setembro de 2020 09:35
(43) 99953-0833
Notícias Paraná

Paraná está no limite de medicamentos para intubação, diz Beto Preto

Paraná está no limite de medicamentos para intubação, diz Beto Preto

22/07/2020 18h08 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Paraná está no limite de medicamentos para intubação, diz Beto Preto
“Apesar de termos os leitos, neste momento, faltam os medicamentos para intubação”, a fala de Beto Preto, Secretário de Saúde do Paraná (SESA), é um reflexo da situação do estado em relação ao novo coronavírus. Esta revelação e outras foram dadas em entrevista ao programa Em Pauta, da Associação de Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), na manhã desta terça-feira (22). Segundo o secretário, a Macroregião Leste do estado, que vai da cidade de Paranaguá, passa por Curitiba e Região Metropolitana, e segue até o município de Guarapuava, está em uma situação crítica. Beto Preto revelou que o uso dos medicamentos para a Covid-19, teve um aumento de demanda de 500% em todo estado. No entanto, o secretário revelou que a falta dos remédios para intubação é uma realidade que o mundo inteiro está enfrentando.
“O estoque de medicamentos aqui no Paraná era previsto para seis meses. Tudo foi consumido em 35 dias. É importante entender isto. Este contexto está passando de uma situação de falta para uma situação de calamidade pública. Estamos no limite para encontrar medicamentos, e consequentemente, temos dificuldade de manter os pacientes intubados e sedados”, frisou.
O secretário disse que apesar dos esforços do Governo Federal para comprar mais remédios no exterior, o estoque atual no estado é para mais três dias e quatro dias. Beto frisou que a situação é urgente e não apenas por este motivo. “Está difícil para localizar o médico, a enfermeira, o especialista para atuar em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo. Eu sou obrigado a dizer isto, com muito respeito a todos. Nós conseguimos ventiladores, profissionais, porque os hospitais particulares nos ajudaram até agora”, revelou. Diante da situação, o secretário aproveitou o momento para dar um recado a todos os paranaenses. “Vamos nos cuidar. Para não ficarmos doentes, para não precisar ir ao hospital. Apesar de nós temos os leitos, neste momento, faltam os medicamentos”, destacou Beto. Com informações Banda B
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 09h25 - Fonte: Climatempo
20°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 31°

20° Sensação
13 km/h Vento
73% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens