Quinta, 24 de Setembro de 2020 08:37
(43) 99953-0833
Notícias Polícia

Polícia Federal investiga TVCI por divulgação de pesquisa fraudulenta em Paranaguá

Polícia Federal investiga TVCI por divulgação de pesquisa fraudulenta em Paranaguá

16/08/2020 17h15 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Polícia Federal investiga TVCI por divulgação de pesquisa fraudulenta em Paranaguá
A emissora TVCi de Paranaguá, no litoral do estado, está sendo investigada pela Justiça por divulgar pesquisa eleitoral com números fraudulentos, em favor de grupos políticos da cidade. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, com base em representação protocolada pelo Partido Trabalhista do Brasil (PT do B). Segundo a denúncia, a emissora contratou o instituto IRG de pesquisas para fazer o levantamento realizado em 04 de agosto, onde constaram perguntas de avaliação da gestão do atual prefeito, Marcelo Roque, pré-candidato à reeleição, o que de acordo com o Ministério Público fere o princípio de imparcialidade. A pesquisa, registrada sob o número 04204/2020 no Tribunal Regional Eleitoral também apresentou números notavelmente alterados. Conforme o promotor Diogo de Assis Russo, a somatória das intenções de votos dos possíveis candidatos à prefeitura de Paranaguá avaliados pela pesquisa chegou a 104%. [caption id="attachment_55890" align="aligncenter" width="771"] Denúncia está sendo investigada pela Polícia Federal[/caption] [caption id="attachment_55889" align="aligncenter" width="715"] Denúncia diz que emissora fraudou números de pesquisa eleitoral - Reprodução[/caption] Na apresentação da denúncia ao Juízo Eleitoral de Paranaguá, o promotor entendeu que a emissora agiu para beneficiar o atual prefeito Marcelo Roque (Podemos), tido por ela como aliado político. Na mesma TVCI também apresenta um programa aos sábados o deputado estadual Paulo Roberto Galo, do mesmo partido do prefeito, e que na semana passada, confirmou em áudio vazado nas redes sociais que a emissora de fato promove negociatas políticas. [audio mp3="https://24horas.com.br/wp-content/uploads/2020/08/WhatsApp-Audio-2020-08-11-at-15.46.49-online-audio-converter.com_.mp3"][/audio] A declaração de Galo caiu como uma bomba no bastidor político de Paranaguá. O apresentador se disse traído pela emissora após a vinculação de uma reportagem em que ele aparecia ao lado do pré-candidato à prefeito de Matinhos Zé da Ecler, que foi atacado pela emissora em reportagens televisivas. No áudio, Galo diz que a TVCi é aliada do grupo político de Eduardo Dalmora, que também é pré-candidato à prefeito de Matinhos e tem supermercados na região que anunciam no canal de TV. [caption id="attachment_55892" align="aligncenter" width="793"] Áudio enviado por Paulo Roberto Galo por causa de reportagem. Deputado é o segundo da direita para a esquerda - Foto: Divulgação[/caption]

INVESTIGAÇÃO

O Ministério Público Eleitoral (MPE) remeteu a denúncia à Polícia Federal, que investiga a emissora por prática de corrupção eleitoral. Se confirmado os crimes, o canal de TV pode ser multado ou até ser obrigado a se retratar publicamente pela divulgação dos números supostamente fraudulentos.

OUTRO LADO

O diretor da emissora, Fabiano Monteiro, foi procurado para comentar a acusação, mas não retornou as mensagens da reportagem. O 24Horas também aguarda nota do Instituto IRG.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 08h25 - Fonte: Climatempo
16°
Alguma nebulosidade

Mín. 15° Máx. 31°

16° Sensação
13 km/h Vento
88% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens