Sexta, 23 de Outubro de 2020 20:55
(43) 99953-0833
Londrina Decisão

Belinati libera bares e amplia horário do comércio e de shoppings em Londrina

Comércio de rua ficará aberto até às 17h. Shoppings vão até às 22h.

25/09/2020 09h59
Por: Derick Fernandes
Foto: Divulgação / Emerson Dias - N.Com
Foto: Divulgação / Emerson Dias - N.Com

Como adiantado em primeira mão pelo 24Horas na quarta-feira (23), o prefeito de Londrina Marcelo Belinati (PP) anunciou que não deve renovar o decreto que estabelece o fechamento de bares em Londrina e a proibição da venda de bebidas alcoólicas. Segundo o prefeito, as medidas passam a perder o efeito a partir desta sexta-feira (25).

Belinati diz que em 14 dias, o decreto proporcionou uma redução abrupta na taxa de ocupação dos leito de UTI em Londrina, que antes do dia 11 estava acima de 80% e chegou a 84% no dia 7 de setembro. "Os número são impressionantes, a taxa agora está em 60%, o que nos dá segurança de fazer a reabertura", disse o prefeito, reforçando as medidas pessoais que devem ser tomadas.

As regras de capacidade limitada a 50% dos estabelecimentos bem como as determinações para fornecimento de álcool gel e o uso obrigatório de máscara estão mantidas. Os estabelecimentos como bares e restaurantes só podem atender presencialmente até às 22h.

RESULTADOS

Na visão do prefeito, o decreto colaborou para que houvesse considerável redução na ocupação de leitos UTI e de enfermaria, além do índice de transmissão do coronavírus, que antes estava em 1.18 e agora foi reduzido para 1.11. A média móvel dos casos confirmados diariamente, que estavam em 157 novos diagnósticos por dia, foi reduzida para 136.

Queda também no transporte por ambulâncias do Samu de pacientes com coronavírus, que caíram de 325 para 211 no período. O mesmo foi atingido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, cujo os atendimentos diários estavam em uma média de 379 e agora caíram para 322.

Belinati atribuiu às festas clandestinas, jogos de futebol, bares e baladas o crescimento dos casos em Londrina. "A gente agiu no ponto, o problema não era o comércio e o shopping. No comércio fizemos essa avaliação e não impactou no número de casos". 

Ainda conforme o prefeito, em sua maioria, os consumidores do comércio de Londrina usam máscaras, e é aí que esta a questão. "Você já viu alguém de máscara no bar? Na balada? Nesses lugares a maioria não usa máscara. Já no comércio, no ônibus, no calçadão, tá todo mundo de máscara", disse.

Um dado estatístico também mostrou que a maioria dos contaminados em Londrina (51,44%) são jovens. "Muitos nem apresentam sintomas. Esses daqui que foram identificados são os que apresentaram sintomas. Se pegarmos todos, com certeza podemos afirmar que esse número chega a 70% dos infectados em Londrina, podendo passar de 80%", afirmou o prefeito.

HORÁRIO DO COMÉRCIO

Belinati também anunciou mudanças em relação ao decreto sobre o funcionamento do comércio na cidade. A partir de segunda-feira (28) as lojas de rua passam a atender das 10h às 17h. Atualmente esse horário era estabelecido até as 16h e a situação gerou até um impasse com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) que justificava que reduzir o horário do comércio é fomentar a aglomeração de pessoas. Apesar da extensão de uma hora no horário comercial, a associação quer que o prefeito autorize um período ainda maior, pelo menos até às 19h.

No caso dos Shoppings, que estavam funcionando somente das 14h às 19h, o horário passa a ser das 11h às 22h de segunda a sábado, e aos domingos os centros de compras não devem abrir. A mesma regra vale para a praça de alimentação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 20h50 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 19° Máx. 30°

21° Sensação
19 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.