Sexta, 23 de Outubro de 2020 21:19
(43) 99953-0833
Eleições 2020 Eleições 2020

Londrina tem 10 candidatos a prefeito e 564 a vereador

Partidos evitaram coligações e em sua maioria, saíram em chapa pura.

27/09/2020 20h02 Atualizada há 4 semanas
Por: Derick Fernandes
Londrina tem 10 candidatos a prefeito e 564 a vereador

O prazo para o registro das candidaturas para prefeito e vereador nas Eleições 2020 terminou neste sábado (26). Com isso, Londrina confirmou 10 candidatos à prefeito e 564 candidatos a uma das 19 vagas na Câmara Municipal. Os registros de candidatura ainda aguardam deferimento pelo Tribunal Regional Eleitoral, e a disputa ainda pode ter mudanças de última hora.

O 24Horas aguardou até o último dia de prazo para confirmar a lista oficial de candidatos à prefeito de Londrina.

Conheça quem são eles:

1 - Alvaro Loureiro Junior (Partido Verde) 

Empresário, Alvaro Loureiro Junior tem 61 anos, casado e nascido em Florínea (SP). Já foi vereador em Londrina entre 1989 e 1992. Filiado ao Partido Verde (PV), Loureiro terá como vice Luciano Henrique Mendes, do mesmo partido. O número do candidato é o 43.

Conheça o plano de governo

2 - Barbosa Neto (PDT)

Homero Barbosa Neto é radialista e apresentador de TV. Ele já foi prefeito de Londrina entre 2009 e 2012, mas foi afastado do cargo após ser acusado de pagar o salário de um segurança da sua rádio com recursos da prefeitura. Apesar da acusação, restou provado que Barbosa Neto era inocente. Ele atribui sua cassação a um "golpe político" da Câmara Londrina, por não aceitar negociatas com vereadores da época. 

Além de prefeito, Barbosa Neto também foi deputado federal. Nas eleições de 2020, a chapa dele terá como vice a empresária Inês Stadler, também do PDT. O nome da chapa é "Quem manda é o povo".

Conheça o plano de governo

3 - Boca Aberta (PROS)

O polêmico deputado federal Boca Aberta não escondia que queria ser candidato à prefeito. A chapa inusitada leve ele como cabeça da majoritária e seu filho, deputado estadual Boca Aberta Junior, como vice. Boca sabe que pode ter seu registro de candidatura barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral, e caso não consiga confirmar a candidatura, seu filho assume a chapa.

Marly de Fátima Ribeiro, ou Mara Boca Aberta, esposa do deputado, também é candidata a vereadora na chapa. A família entrou na política com apoio do ex-prefeito Antônio Belinati, que nomeou Boca Aberta com um cargo comissionado à época. Mais recentemente. Mara Boca Aberta era assessora do então deputado federal Marcelo Belinati, atual prefeito e alvo das principais críticas de Boca Aberta.

O número da urna será o 90.

Conheça o plano de governo

4 - Carlos Scalassara (PT)

O advogado Carlos Scalassara, de 59 anos, é o candidato à prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT). Entre 2001 e 2004 ele já atuou como procurador-geral de Londrina na gestão do ex-prefeito Nedson Micheletti. Também já foi vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O número na urna será o 13.

Conheça o plano de governo

4 - Águila Misuta (MDB)

Candidato pela ala de direita do MDB, Águila Misuta, de 57 anos, é o nome lançado pelo partido. Ele foi tenente do Corpo de Bombeiros e delegado da Polícia Civil em Londrina. A formação de Misuta é em Direito e Arquitetura. Ele também é professor universitário de Direito Penal.

O vice de Águila Misuta é Ciro Novaes, do Partido da Mulher Brasileira (PMB). A coligação também leva o Democracia Cristã (DC) e o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro).

O número na urna será 15.

Conheça o plano de governo.

6 - Junior Santos Rosa (Republicanos)

Vereador em Londrina por três mandatos, Junior Santos Rosa, de 36 anos, é o candidato à prefeito pelo Republicanos. Ele tem como vice a professora Vera Eunice, de 59 anos, filiada ao PSL. Inicialmente o PSL iria lançar Filipe Barros como candidato à prefeito, mas o deputado federal repensou e desistiu de prosseguir com a candidatura, e articulou com o Republicanos o apoio a Junior Santos Rosa.

O número da urna será o 10.

Conheça o plano de governo.

7 - Marcio Sanches (Movimento 65)

O antigo Partido Comunista do Brasil (PC do B), atual Movimento 65, escolheu o sociólogo e publicitário Marcio Sanches como candidato da sigla nas eleições municipais. Marcio tem 47 anos, é natural de Maringá, e já foi presidente da União Londrinense dos Estudantes Secundaristas (ULES) e da União Paranaense (UPES). É a primeira vez ele disputa a eleição; O vice escolhido é Osvaldo Lima.

O número da urna será o 65

Conheça o plano de governo.

8 - Marcio Stamm (Podemos)

Márcio Stamm tem 54 anos e é o candidato do Podemos à prefeitura de Londrina. Ele tem o apoio dos três senadores da bancada do Paraná em Brasília, além de ser endossado pelo ex-prefeito Alexandre Kireeff.

Apesar disso, Marcio Stamm é pouco conhecido. Ele foi chefe de gabinete de Kireeff entre 2013 e 2016. Nas redes sociais é crítico da gestão de Marcelo Belinati, e se diz oposição. A vice escolhida foi Fernanda Viotto, também do Podemos. O único partido que apoiou a candidatura foi o Cidadania (antigo PPS).

O número da urna será o 19. 

O plano de governo ainda não foi divulgado.

9 - Tiago Amaral (PSB)

O deputado estadual Tiago Amaral, de 34 anos, é londrinense e disputa as eleições pelo PSB com o apoio do governador Ratinho Junior. A coligação de Tiago Amaral leva ainda o PSD, DEM e o PSC. O vice escolhido é o vereador Felipe Prochet (PSD) que também é presidente do Londrina Esporte Clube (LEC).

Tiago Amaral é advogado, atuou na função até ser eleito deputado. O pai dele, Durval Amaral, é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). A família tem forte influência política em Cambé, na Região Metropolitana de Londrina.

Até junho de 2020, Tiago era vice-líder do governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa.

O número da urna será o 40.

Conheça o plano de governo.

10 - Marcelo Belinati (Progressistas)

Marcelo Belinati tem 49 anos, e tenta a reeleição. Ele é candidato à prefeito pelo Progressistas e segue com ótimos índices de aprovação em sua atual gestão, segundo as últimas pesquisas internas.

Belinati é formado em medicina e em direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele foi deputado federal por Londrina, e vereador na cidade por dois mandatos.

É a terceira vez que Belinati disputa uma eleição para a prefeitura. O candidato à vice-prefeito continua sendo João Mendonça, que agora está filiado ao Progressistas. A aliança com Belinati também leva o PTB, PTC, PL, PSDB, Patriota, Solidariedade 

O número da urna eletrônica será 11

Conheça o plano de governo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 21h10 - Fonte: Climatempo
21°
Chuva fraca

Mín. 19° Máx. 30°

21° Sensação
19 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.