Domingo, 25 de Outubro de 2020 01:39
(43) 99953-0833
Eleições 2020 Eleições 2020

Francischini propões Secretaria da Pessoa com Deficiência em Curitiba

Candidato à prefeito disse a capital não dá atenção devida a PCDs.

06/10/2020 19h12
Por: Redação Fonte: Assessoria
Fernando Francischini - Foto: Divulgação
Fernando Francischini - Foto: Divulgação

Pai de Bernardinho, que é autista, e autor da lei federal do diagnóstico precoce, Francischini vai implantar o atendimento especial em Curitiba.

O candidato a prefeito de Curitiba Fernando Francischini participou, nesta terça-feira (6), de um café da manhã na Federação Estadual das Instituições de Reabilitação no Estado do Paraná (Febiex) e anunciou que, como prefeito, vai criar a Secretaria da Pessoa com Deficiência.

Francischini se emocionou ao falar do filho Bernardinho, de 10 anos, que é autista. “Não vivo a realidade de pessoas com deficiência por manuais, eu vivo o dia a dia na minha casa. Essa não era a minha pauta política, que sempre foi mais vinculada à segurança e ao combate à corrupção. Mas, desde 2010, nossa vida mudou com a chegada desse anjo azul”, afirmou. 

“Eu tenho um compromisso diferente dos outros candidatos com essa realidade. Impossível não trazer para a administração o que você vive no dia a dia”, reforçou Francischini.

Como deputado federal, Francischini foi o relator da Lei do Diagnóstico Precoce de crianças com autismo, aprovada por unanimidade no Congresso Nacional. E agora vai criar um sistema de identificação e atendimento para criar o diagnóstico precoce também em Curitiba. 

Na Assembleia Legislativa, Francischini é presidente da primeira Frente Parlamentar das Pessoas com Autismo e outras Deficiências. Criou a lei do cinema adaptado para pessoas com deficiência em todo o estado.

O candidato falou sobre a necessidade de ampliar o atendimento e da implantação de uma política pública consistente para pessoas com deficiência, crianças, jovens dependentes e todos que mais necessitam. 

“Hoje, muitas entidades estão abandonadas ao relento. Precisa haver também menos burocracia. Só nos últimos dois anos eu perdi R$ 1 milhão em emendas minhas de Brasília que iriam para entidades por causa de tanta burocracia da FAS e vai e vem de papelada”, contou.

“Quero agradecer a Febiex pela abertura desse diálogo que é muito importante para Curitiba. Meus sinceros agradecimentos”, disse Francischini.

A Febiex congrega 23 entidades que juntas atendem mais de 5000 pessoas com deficiência de Curitiba e Região Metropolitana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 01h33 - Fonte: Climatempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 28°

21° Sensação
19.3 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens