Domingo, 25 de Outubro de 2020 02:14
(43) 99953-0833
Eleições 2020 Impugnação

PSL perde prazo e chapa de vereadores pode ser impugnada em Londrina

Chapa apoiada por Filipe Barros pode ser impedida de disputar a eleição

17/10/2020 04h33 Atualizada há 1 semana
Por: Derick Fernandes
Deputado Filipe Barros anuncia candidatura à prefeito - Foto: Divulgação
Deputado Filipe Barros anuncia candidatura à prefeito - Foto: Divulgação

O PSL pode ser impedido de disputar as eleições municipais em Londrina. É que a desorganização no partido, localmente comandado pelo deputado Filipe Barros, pode ser fatal para chapa de vereadores. O partido foi alvo de uma ação de impugnação sobre a convenção do PSL. 

Segundo o processo, a comissão provisória do partido havia marcado convenção para 12 de setembro. Porém, antes que a convenção fosse realizada, a comissão cujo o presidente era Marcelo Urbaneja Filho foi destituída e o partido retornou para o comando do deputado federal Filipe Barros em Londrina.

Barros anunciou candidatura à prefeito, e chegou a ser indicado na convenção, mas acabou desistindo e declarou apoio a Junior Santos Rosa, candidato à prefeito do Republicanos. A medida foi tomada porque Barros queria indicar o vice em alguma chapa.

O estatuto do partido exige que a convenção seja convocada com o prazo de cinco dias. O PSL, porém, não respeitou o prazo e convocou a convenção no dia 14 de setembro, em prazo inferior ao determinado.

A ação de impugnação foi proposta por Silvio Toshio, candidato à vereador do Patriota, e acatada pela Justiça Eleitoral. Mas pra piorar a situação, o PSL perdeu o prazo para apresentar defesa. Com isso, a chapa de vereadores corre sério risco de ser excluída da urna nessas eleições.

A reportagem foi procurada pelo departamento jurídico do partido para esclarecer o que se passa. Segundo um assessor de Filipe Barros, a convenção foi convocada com a antecedência de dois dias, mediante autorização da Executiva Estadual, presidida pelo deputado Fernando Francischini.

Em nota, o PSL Londrina esclareceu que a questão é técnica, e explicou que houve a proposição de duas ações de impugnação, sendo Silvio Toshio o autor em ambas. Um dos processos foi respondido, o outro não - pois o jurídico não via a necessidade de se manifestar no mesmo processo duas vezes. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 02h13 - Fonte: Climatempo
21°
Alguma nebulosidade

Mín. 19° Máx. 28°

21° Sensação
17.3 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens