Sexta, 04 de Dezembro de 2020 11:57
(43) 99953-0833
Londrina PROTESTO

Carrefour de Londrina tem protesto pela morte de homem negro no RS

João Alberto Silveira Freitas foi morto por dois seguranças brancos da unidade do RS

21/11/2020 15h54 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Foto: O Globo
Foto: O Globo

Cerca de 100 pessoas participaram de um protesto contra a morte de um homem negro na frente do Carrefour na região da Gleba Palhano, em Londrina. O protesto aconteceu na noite desta sexta-feira (20) em Londrina e em várias outras cidades do Brasil.

Os manifestantes estenderam faixas e gritaram palavras de ordem por causa do assassinado de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, espancado até a morte na quinta-feira por seguranças do Carrefour em Porto Alegre (RS).

As agressões foram filmadas por câmeras de segurança e rapidamente circularam as redes sociais, provocando reações contrárias de personalidades, políticos e artistas.

Foto: Dirceu Junior / Tarobá
Foto: Dirceu Junior / Tarobá

 

O protesto em Londrina também fazia referência ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira (20). Participaram vários movimentos sociais, além de entidades sindicais da cidade. O ato também pediu por justiça no caso da morte de João.

DEPREDAÇÃO

Em algumas cidades, chegou a acontecer a depredação dos mercados, como em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em Londrina, alguns manifestantes picharam a porta da unidade, mas não houve maiores danos como no sudeste.

Em nota, o Carrefour disse que tomou as providências e encerrou o contrato com a empresa terceirizada responsável pela segurança do supermercado. A empresa, por sua vez, disse que desligou os funcionários.

A Polícia do Rio Grande do Sul prendeu os dois homens brancos acusados pela morte. São eles Magno Braz Borges, de 30 anos, e o policial militar temporário Giovani Gaspar da Silva, de 24 anos. Eles seguem à disposição da Justiça.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 11h44 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 30°

30° Sensação
9 km/h Vento
66% Umidade do ar
90% (35mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 24°

Chuvoso