Domingo, 17 de Janeiro de 2021 19:44
(43) 99953-0833
Curitiba PANDEMIA

Jovem infectada em festa passa covid para 18 familiares em Curitiba; Três morreram

Caso foi revelado pela Secretária de Saúde de Curitiba. Capital tem aumento no número de casos.

28/11/2020 20h06 Atualizada há 2 meses
32.753
Por: Redação Fonte: Banda B
Coronavírus em Curitiba: Casos voltaram a crescer na capital - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Coronavírus em Curitiba: Casos voltaram a crescer na capital - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Três pessoas de uma mesma família morreram após serem infectadas por uma jovem que teria contraído o coronavírus durante festa ocorrida em Curitiba. A informação foi compartilhada pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, durante apelo feito nesta sexta-feira (27) pela redução da transmissão intrafamiliar na cidade.

Huçulak não deu detalhes sobre o ocorrido, mas usou de exemplo para pedir que as pessoas evitem aglomerações até mesmo dentro das famílias. “A gente acompanha casos muito tristes, como o de uma jovem, que foi em uma dessas festas e depois, no domingo, foi ao churrasco da família. Dessa moça, 18 contraíram o coronavírus e tivemos três óbitos”, disse.

As festas citadas por Huçulak são aquelas com grande número de jovens, incluindo raves marcadas por WhatsApp, com 300 a 700 pessoas. Ela cita ainda grandes aglomerações a céu aberto, como as recorrentes no Largo da Ordem, Shopping Hauer e Rua Itupava.

Márcia Huçulak, secretária de Saúde de Curitiba - Foto: Reprodução / Prefeitura
Márcia Huçulak, secretária de Saúde de Curitiba - Foto: Reprodução / Prefeitura

 

APELO

Segundo a secretária municipal da Saúde, grande parte das infecções é intrafamiliar e por isso a preocupação das autoridades é tão forte.

“Nós acompanhamos os casos e seus contatos. O intrafamiliar é aquele indivíduo que, por alguma razão ou por desconhecer que tem o vírus, leva o vírus para dentro da sua casa. São jovens que vão até um churrasco, fumam um narguilé e posteriormente temos sete pessoas contaminadas”, explicou.

A Prefeitura de Curitiba confirma que a transmissão intrafamiliar é um dos principais fatores do aumento recente de casos, principalmente pela presença de pessoas assintomáticas ou com poucos sintomas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.