Segunda, 25 de Janeiro de 2021 09:37
(43) 99953-0833
Londrina LONDRINATAL

Árvores de natal serão acesas amanhã em Londrina

Programação de Natal terá apresentações em toda a cidade.

30/11/2020 15h50 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: N.COM
Árvore de natal na rotatória da Leste-Oeste e Av. Rio Branco - Foto: Viviane Honorato
Árvore de natal na rotatória da Leste-Oeste e Av. Rio Branco - Foto: Viviane Honorato

O mês de dezembro será repleto de atividades culturais em Londrina, para comemorar tanto o aniversário de 86 anos da cidade, celebrado em 10 de dezembro, quanto o Natal. Diversos órgãos e secretarias municipais estão envolvidos na organização dos eventos, que respeitarão todas as normas de saúde e segurança referentes à pandemia do novo Coronavírus. Confira alguns destaques da programação:

LUZES ACESAS

O lançamento oficial da decoração natalina deste ano acontecerá amanhã (1), a partir das 18h30, no Lago Igapó II. Na ocasião, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, participará do acendimento das luzes de Natal, que será transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Às 19h30, acontecerá o concerto itinerante da Orquestra de Metais de Londrina, do Instituto José Gonzaga Vieira, que estará em um caminhão-palco adaptado às regras de proteção contra o novo Coronavírus.

“Natal é o nascimento da esperança de nós, cristãos,  e neste ano a data chega com a expectativa de vacina contra a Covid. Vamos comemorar mais silenciosamente,  evitando aglomerações,  com máscara, exercendo, porém, a criatividade e a generosidade”, destaca o prefeito.

Em 2020, o LondriNatal contará com dez árvores, distribuídas por diferentes regiões do município, cujos ornamentos remeterão a temas como superação, esperança e gratidão. Além do Lago Igapó II, os enfeites estarão presentes nas avenidas Saul Elkind, Leste-Oeste e Ayrton Senna; praças da Bandeira (Calçadão), dos Três Poderes (Centro Cívico) e Serra das Laranjeiras (Jardim Bandeirantes); rotatória do Ginásio Moringão; Conjunto Cafezal; e Jardim Santa Mônica. Também fará parte da decoração o letreiro “Eu Amo o Natal de Londrina” que, assim como no ano passado, foi colocado novamente na Avenida Higienópolis, entre os lagos Igapó I e II.

PROGRAMAÇÃO

Organizado em parceria entre a CODEL e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), o LondriNatal 2020 terá uma programação adaptada aos protocolos de prevenção ao novo Coronavírus.

Nos dias 17 e 18 de dezembro, das 17h às 21h, a Feira na Praça acontecerá na Praça Gabriel Martins, que fica no Calçadão, entre a Rua Professor João Cândido e a Avenida São Paulo. O evento contará com a presença de 10 expositores, que comercializarão produtos naturais e orgânicos; food trucks e decoração especial.

Em respeito às normas de saúde e segurança, as mesas do local serão higienizadas imediatamente após o seu uso; haverá controle de distanciamento nas filas, assim como totens de álcool gel distribuídos pelo espaço.

Também nos dias 17 e 18, um caminhão com o Papai Noel itinerante percorrerá as ruas das regiões norte, sul e central da cidade, executando canções natalinas.

A programação inclui, ainda, a decoração da Praça da Bandeira. O espaço terá 20 de suas árvores iluminadas com LED, assim como uma fonte luminosa e enfeites na caixa d’água. As informações completas sobre a agenda estarão disponíveis no site da ACIL.

ILUMINAÇÃO CÊNICA

Em comemoração ao aniversário de Londrina, o projeto Memórias, Uma Reinvenção da Cidade Jardim está promovendo a iluminação cênica de diversos prédios históricos do município até o dia 13 de dezembro.

As exibições acontecem todos os dias, das 19h às 22h, nos edifícios da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Biblioteca Municipal, Museu de Arte de Londrina e Cine Teatro Ouro Verde. Cada fachada recebe um tratamento especial de luz para destacar importantes aspectos arquitetônicos, históricos e culturais dessas construções.

Durante os dias 10 e 11 de dezembro, a iniciativa realizará um espetáculo audiovisual no exterior da Biblioteca Municipal. Será feita uma projeção mapeada, em que luzes, sons e imagens vão interagir com as características do edifício, como portas, janelas e pilares. Com 15 minutos de duração, a apresentação será feita duas vezes, iniciando-se às 20h e, posteriormente, às 21h.

A SMC solicita, ao público que comparecer a este evento, que use máscaras de proteção e respeite o distanciamento social. O projeto Memórias, Uma Reinvenção da Cidade Jardim conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

CONCERTO ANIVERSÁRIO

O aniversário de Londrina também será celebrado com uma apresentação do conceituado violinista e professor Roney Marczak, que acontecerá no dia 10, no Autódromo de Londrina. Programado para as 19h30, o concerto será em formato drive-in e terá rigoroso controle das normas de segurança contra a Covid-19.

O show, batizado de Londrina 86 anos: Drive-in com Roney Marczak, terá 1h30 de duração e poderá ter plateia de até 400 veículos. No repertório, estarão faixas que vão da música clássica à MPB, passando pelo samba, sertanejo de raiz, choro, baião, tango e funk carioca. O maestro, que promete levar uma mensagem de alegria e esperança aos corações londrinenses, será acompanhado por alunos, professores, voluntários e convidados do Projeto Sol Maior, que funciona na região sul da cidade. No total, entre 20 e 25 pessoas devem subir ao palco – em momentos diferentes – para a execução das obras.

Devido à necessidade de distanciamento imposta pela pandemia, os carros dos espectadores deverão ser estacionados seguindo o espaçamento mínimo de dois metros entre um e outro. As vagas estarão organizadas e demarcadas no solo. Para garantir sua entrada, os interessados deverão acessar a página do evento na plataforma Sympla e, então, efetivar a inscrição. O link para cadastramento também está disponível no perfil da CMTU no Facebook.

Durante o concerto, os espectadores terão de utilizar máscaras de proteção. Também haverá a entrega de álcool em gel 70% na entrada do Autódromo. O ingresso do veículo no local da apresentação está condicionado à doação de 5 kg de alimentos não perecíveis. Os donativos – que serão encaminhados a entidades assistenciais e filantrópicas – também poderão ser entregues antecipadamente na Diretoria de Trânsito da companhia. O setor funciona na avenida Portugal, nº 155, no Jardim Igapó.

Para garantir uma boa experiência aos participantes, o show contará com estrutura de palco, som, iluminação e telões de LED em alta definição. O espetáculo também será transmitido ao vivo pelo canal da CMTU no Youtube.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 09h23 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

22° Sensação
7 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.