Sexta, 15 de Janeiro de 2021 11:05
(43) 99953-0833
Paraná FENÔMENO

Eclipse solar pode ser visto no Paraná nesta segunda (14)

Fenômeno vai durar 24 minutos e começa às 11h30 da manhã. 50% do Sol deve ser coberto pela Lua.

13/12/2020 22h17 Atualizada há 1 mês
Por: Derick Fernandes
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Nesta segunda-feira (14) olhares atentos ao céu podem observar um eclipse total do sol previsto para acontecer à partir das 11h30 na América do Sul. O evento astronômico deve durar 24 minutos.

Entretanto, no Brasil o eclipse será apenas parcial; Apenas quem está no Chile e na Argentina poderão ver o Sol totalmente coberto pela Lua nova. Mas para quem está no Sul do Brasil, terá privilégio em acompanhar o fenômeno.

No Rio Grande do Sul por exemplo, 60% do Sol ficará encoberto, enquanto no Paraná essa taxa cai a 50% e no sudeste 40%.

O começo do eclipse acontece às 11h33 (horário de Brasília) e acaba às 15h53. A porção total do fenômeno - quando a lua obstrui completamente o sol - deve durar dois minutos.

É importante lembrar que, caso você queira observar o eclipse, tome os devidos cuidados. Não se deve olhar diretamente para o sol a olho nu, dando preferência para o uso de equipamentos de proteção eficiente contra raios solares.

Isso porque parte da luz que é emitida pelo astro é de alta energia, o que pode causar danos permanentes para as células dos seus olhos. Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP), a maneira mais segura de observar o fenômeno é através de projeção.

Essa projeção pode ser feita usando uma cartolina e um espelho plano. Basta cortar um orifício de 1 cm de diâmetro na cartolina e encostá-la no espelho. A partir daí, basta fazer a luz do sol refletir no espelho e direcioná-la a uma parede na sombra. A imagem do Sol será projetada ali e você poderá ver o eclipse sem danificar os seus olhos.

Além disso, como ainda estamos no meio da pandemia de Covid-19, é sempre bom lembrar das boas práticas de distanciamento social: use máscara e se mantenha ao menos dois metros distante das outras pessoas para evitar o contágio do SARS-CoV-2.

PREVISÃO DO TEMPO

No Paraná, a previsão é de tempo encoberto e céu nublado na maior parte do estado, com a possibilidade de chuva. Em alguns momentos do dia, o Sol deve aparecer entre nuvens.

O tempo estará mais firme na região Sul do estado, entre Pato Branco e Guarapuava. Em Londrina, a previsão é de chuva nesta segunda; O Sol também aparece em alguns momentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 10h52 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

25° Sensação
13 km/h Vento
79% Umidade do ar
83% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (16/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva