Será publicada na próxima sexta-feira (18) o edital de concessão de 22 aeroportos no Brasil, entre eles o Aeroporto José Richa, em Londrina. A previsão é que com a concessão, o terminal receba investimentos na ordem de R$ 300 milhões, e amplie a capacidade para receber passageiros.
A previsão do Ministério da Infraestrutura, responsável pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é que o contrato de concessão dure 30 anos e que o aeroporto já esteja sob nova administração ainda no primeiro trimestre de 2021.
O deputado federal Filipe Barros (PSL) esteve com o ministro Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, e explicou como será o leilão na Bolsa de Valores (B3) e quais os benefícios da privatização do terminal. Para ele, a notícia é positiva à Londrina, uma vez que sob a administração privada, o Aeroporto José Richa terá obras importantes de ampliação e infraestrutura.
Está previsto por exemplo a construção de um novo terminal de passageiros com 10 mil metros quadrados e mais 4 pontes de embarque e desembarque, além da ampliação da pista, instalação do ILS e equipamentos mais modernos para garantir a operação noturna e em dias de chuva aeroporto.
"O leilão deve acontecer em 26 de março na Bolsa de Valores, e logo em seguida o contrato já será assinado. Com isso a empresa vencedora fará o investimento mínimo necessário; Em Londrina é algo perto de R$ 300 milhões; Esse valor é expressivo e vai garantir a operação do aeroporto com excelência, atraindo mais visitantes, mais investidores para a cidade", disse.
O Aeroporto de Londrina Governador José Richa integra o bloco sul, que tem ainda três outros aeroportos paranaenses no pacote de concessões; Além de Londrina, os aeroportos de São José dos Pinhais (Afonso Pena), Curitiba (Bacacheri), Foz do Iguaçu (Cataratas), dois aeroportos catarinenses (Joinville e Navegantes), além de três do Rio Grande do Sul (Pelotas, Uruguaiana e Bagé) serão privatizados.
A reportagem também perguntou ao deputado Filipe Barros a respeito da quantidade de voos no Aeroporto e a possibilidade de Londrina receber voos intercontinentais.
"A ampliação da pista, os equipamentos necessários e toda a infraestrutura serão de um aeroporto internacional. Caberá apenas as companhias disponibilizar rotas aéreas; Mas o porte que teremos é de um aeroporto capaz de receber voos internacionais. Foi uma questão inclusive que eu abordei com o ministro Tarcísio, sobre essa possibilidade em Londrina. Então teremos um aeroporto que esteja à altura da cidade", finalizou.
A ANAC estima que o pacote de concessões terá contrato estimado em R$ 7,3 bilhões com lance mínimo de R$ 133 milhões. A sexta rodada de concessões tem 22 aeroportos do país no pacote.
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