Sexta, 15 de Janeiro de 2021 12:25
(43) 99953-0833
Litoral PREJUÍZO

Governo fecha estrada da Graciosa e prejudica centenas de comerciantes no litoral

Empresários já haviam comprado estoque para vender aos turistas

29/12/2020 19h02 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Banda B
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

O Governo do Paraná baixou nesta terça-feira (29) uma resolução que interdita a Estrada da Graciosa entre Quatro Barras e Morretes dos dias 30/12 a 3 de janeiro. A medida revoltou dezenas de comerciantes da região, que já haviam comprado estoque de produtos para serem vendidos aos turistas que passam pela região.

A medida também confronta o direito de ir e vir previsto na constituição, já que o trecho se trata de uma rodovia. Em entrevista à Rádio Banda B, de Curitiba, a presidente da Associação de Moradores de São João da Graciosa, em Morretes, Margarete Marcelino, lamentou a medida e se revoltou com o anúncio:

“Ninguém nos avisou de nada. Alguns comerciantes fizeram todas as compras da virada de ano e está todo mundo perdido”. Margarete ressaltou que este momento do ano é importante para os comerciantes que buscam aumentar os lucros, algo que seria ainda mais importante com a crise provocada pela pandemia. “100% dos comerciantes estão com os estoques amarrotados de mercadoria. A maioria ficou sabendo hoje, na parte da manhã, e o pessoal está muito revoltado. Temos o prejuízo de ficar cinco meses fechados e, na hora de tentar se levantar, sofre um baque assim”, lamentou.

Margarete adiantou que, diante da situação, pretende conversar com o futuro prefeito de Morretes, Junior Brindarolli (PSD), e o Governo do Paraná. Para ela, não faz sentido fechar somente a Estrada da Graciosa. “Por que só a Graciosa? Isto nos deixa em uma situação desconfortável porque o município não se preparou. Essa aglomeração deveria ser feita em uma operação multilateral, agora os comerciantes pagam uma conta de algo que deveria ser preparado anteriormente”, finalizou.

MOTIVOS

Segundo o Governo do Paraná, a medida adotada em conjunto pelas Secretarias de Estado da Segurança Pública (SESP) e da Saúde (SESA), tem caráter preventivo tendo em vista o crescente número de veículos que circulam na região nesta época do ano.

Ainda de acordo com o executivo paranaense, também foi levado em consideração a análise da Defesa Civil sobre as atuais condições climáticas, com possibilidades de chuvas intensas nesta época do ano na região. Se ocorrer, pode haver enxurradas, alagamentos, tornando o trânsito perigoso na via.

EXCEÇÕES

A medida, no entanto, não se aplica para veículos de emergência, veículos dos moradores dos municípios de Quatro Barras, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Além disso, será permitida a passagem de veículos de entregas para moradores dos municípios da região, os quais deverão comprovar essas situações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Londrina - PR
Atualizado às 12h12 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

29° Sensação
9 km/h Vento
74% Umidade do ar
83% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (16/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (17/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva