Ranking classifica UEL como 5ª melhor universidade estadual do Brasil

Leia também:

Londrina vira assunto no Twitter por relatos de violência sexual entre jovens e adolescentes

Elas chamam a atenção para casos de violência e abusos, e pedem por Justiça.

Incêndio de grandes proporções destrói antigo hotel no Centro de Curitiba

Prédio ficou completamente destruído e tinha risco de desabar.

Guardas Municipais são indiciados pela morte de adolescente de 16 anos em Londrina

Crime aconteceu em outubro de 2019 no Jardim Bandeirantes.
Redaçãohttps://www.24horas.com.br
Reportagens da Redação 24Horas
- Publicidade -

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) foi considerada a quinta melhor universidade estadual do Brasil, ficando atrás apenas da USP (Universidade de São Paulo), da Unicamp (Universidade de Campinas), da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Os dados são do RUF (Ranking Universitário Folha), divulgado nesta segunda-feira (7).

No Paraná, a UEL é a primeira estadual e a segunda melhor universidade, ficando atrás apenas da UFPR (Universidade Federal do Paraná). A avaliação do jornal Folha de S.Paulo é realizada anualmente desde 2012 e estão classificadas 197 universidades brasileiras públicas e privadas. A avaliação considera cinco indicadores: ensino, pesquisa, internacionalização, inovação e mercado.

A professora Elisa Tanaka Carloto, diretora de Avaliação Institucional da Proplan (Pró-Reitoria de Planejamento), destaca a qualidade do ensino da universidade. “Isso é resultado do corpo docente, do corpo técnico e dos estudantes que, mesmo enfrentando dificuldades, conseguem manter e até melhorar a qualificação no ranking”, afirma.

Além de avaliar o desempenho geral da Universidade, o RUF avalia os cursos separadamente. Os cursos da UEL com melhor avaliação são: Design de Moda (5º), Agronomia (6º), Medicina Veterinária (9º), Biomedicina (10º), Arquitetura e Urbanismo (12°), Medicina, Odontologia, Serviço Social (todos em 13°), Matemática e Psicologia (ambos em 14º).

Dos cursos avaliados pelo RUF, a professora Elisa Tanaka Carloto destaca o desempenho de Agronomia. Em 2018, o curso ocupava a 12º posição, subindo, agora em 2019, para o 6º lugar.

AGÊNCIA UEL

Fique ligado:

- Publicidade -