SIGA O 24H

Notícias

Londrina inova e cria projeto para desestimular que idosos sejam colocados em asilos

Proposta Casa Dia visa estreitar os laços familiares.

Publicado

em

Talvez uma das melhores notícias que você vai ler hoje, Londrina passa a ser protagonista em uma luta silenciosa, que passa despercebida por todos: a valorização ao idoso e o desincentivo à internações em asilos. Os asilos são dramáticos e solitários, locais onde muitas vezes os idosos são esquecidos pela família, pelos amigos e passa a ter isolamento social.

Muitos, inclusive morrem, sem ver filhos e parentes há vários anos.

A Casa Dia, lançada no último dia 08 de maio, vai nessa contramão. Oferece um serviço público a 60 idosos, que passam o dia no local praticando atividades diversas, tudo gratuito, inclusive o transporte de ida e volta.

A Casa Dia promove acolhimento, atendimento, proteção, convivência, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e fortalecendo os vínculos familiares, evitando a institucionalização.

O projeto é da Secretaria Municipal do Idoso e atende pessoas com 60 anos que estão em situação de vulnerabilidade pessoal ou social, decorrentes do processo do envelhecimento, e que necessitam de cuidados específicos ou auxílio para as atividades diárias, como alimentação, mobilidade e higiene, atuando na prevenção de situações de risco e evitando o isolamento social destes indivíduos.

Londrina possui cerca de 70 mil idosos, que representam aproximadamente 3% da população.

A Casa Dia já está funcionamento, desde março, atendendo 20 idosos na instituição Cristma – Movimento Cristo Te Ama, localizada na Rua Almeida Garret, 115, em frente à barragem do Lago Igapó. O atendimento é semi-integral, realizado em dias úteis, no período das 8 às 17 horas, e os idosos são assistidos por uma equipe técnica e multiprofissional, composta por coordenador, psicóloga, enfermeiro, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, motoristas, auxiliares de enfermagem, cuidadores, auxiliar de limpeza e cozinheira.

À noite e aos finais de semana os idosos convivem com suas famílias, uma das premissas do Estatuto do Idoso.

A prefeitura destinou R$ 960 mil por dois anos de execução, para 20 vagas, e o recurso é do Fundo Municipal do Idoso (FMI). As pessoas acolhidas pelo projeto têm refeições balanceadas, incluindo café da manhã, lanche da manhã, almoço e café da tarde, e transporte, ou seja, os motoristas buscam e os levam o idoso para a casa. No local, eles participam de atividades recreativas e educativas, que incluem lazer, cultura, esporte, entre outros, além de acompanhamento familiar.

Os encaminhamentos se dão por meio da rede socioassitencial e por procura espontânea dos familiares dos idosos interessados. No momento todas as vagas já estão ocupadas, contudo, está sendo feito uma lista de espera aos interessados em participar do projeto. Informações no 3375-0223. A escolha pelos idosos atendidos foi feita por meio de uma triagem realizada pela equipe da Gerência de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal do Idoso, junto à assistente social e psicóloga, em fevereiro.

Publicidade

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Litoral

Pescador encontra corpo de adolescente que se afogou em Guaratuba

Criança de sete anos segue desaparecida desde sexta-feira (15).

Publicado

em

Foto: Rádio Litorânea

Um pescador encontrou na manhã desta segunda-feira (18) o corpo do adolescente de 16 anos que estava desaparecido desde sexta-feira (15) na Praia de Caieiras, em Guaratuba. O jovem desapareceu junto com uma criança de sete anos, cujo o corpo ainda não foi encontrado.

Segundo os Bombeiros, o corpo estava na Ilha dos Ratos, local próximo onde os dois se afogaram.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Paranaguá para reconhecimento dos familiares.

As buscas pela criança de sete anos continuam nesta segunda.

AFOGAMENTO

Segundo o Corpo de Bombeiros, um homem entrou no mar com dois adolescentes e uma criança na sexta-feira. Enquanto nadavam, os adolescentes se afogaram, e o homem na tentativa de salvá-los, se afogou também.

Com ajuda de pessoas que estavam na praia, o homem e uma garota de 12 anos foram retirados da água, entretanto, o outro adolescente de 16 anos e a criança desapareceram.

O homem e a menina foram levados para um hospital em Guaratuba, fora de risco.

Leia Mais

Notícias

Três pessoas morrem em queda de avião em Cascavel

Acidente aconteceu no início da noite deste domingo (17).

Publicado

em

Foto: RPCTV

A queda de um avião monomotor matou três pessoas na tarde de domingo (17) em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Segundo o Samu, a aeronave de pequeno porte, transportava quatro pessoas. O cardiologista Eduardo Philippi, presidente do aeroclube, a filha dele, Fernanda Philippi, de 12 anos, e o piloto, Magnus Padilha, morreram no acidente.

A esposa do cadiologista, Graziela Philippi, também estava no avião e foi socorrida em estado gravíssimo ao Hospital Universitário de Cascavel.

O Corpo de Bombeiros informou que o avião caiu a poucos metros do local onde pousaria, em uma propriedade rural de Cascavel, nas imediações da PR-486.

A família havia saído de Cascavel para passar o feriado no litoral catarinense e retornava para casa neste domingo, quando aconteceu a tragédia.

Os corpos foram encaminhados ao IML de Cascavel.

Médico cardiologista morreu no acidente – Foto: Reprodução

Leia Mais

Londrina

Incêndio quase atinge posto de combustível e deixa feridos em Sertanópolis

Fogo destruiu uma borracharia e dois caminhões no pátio do posto.

Publicado

em

Foto: Colaboração / WhatsApp

Um grande incêndio registrado na noite desta quarta-feira (13) deixou três pessoas feridas em Sertanópolis, na Região Metropolitana de Londrina. O incêndio atingiu uma borracharia localizada no pátio de um posto de combustíveis.

Segundo o Corpo de Bombeiros, um curto circuito pode ter provocado as chamas, que além da borracharia, atingiu dois caminhões que estavam estacionados, uma auto elétrica e um barracão recém-construído. Os dois caminhões ficaram completamente destruídos.

Os três feridos sofreram queimaduras moderadas e foram levadas por terceiros ao Hospital Municipal de Sertanópolis.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Londrina e Ibiporã foram mobilizadas para ajudar no combate às chamas e evitar que o fogo atingisse o posto de combustíveis e provocasse uma tragédia ainda maior.

O incêndio foi controlado por volta de 00h30.

VEJA O VÍDEO:

Leia Mais
Publicidade

Curta o 24Horas