fbpx
SIGA O 24H

Paraná

Deputados do Paraná se preocupam com uso de canudos e copos de plástico

Audiência desta terça-feira (14) vai discutir projeto de lei que proíbe uso destes materiais

Publicado

em

Nesta terça-feira (14), a Assembleia Legislativa do Paraná fará em seu auditório às 9h30, uma audiência pública onde os deputados irão debater sobre projeto que proíbe a utilização de canudos e copos em material plástico descartável.

O projeto de lei nº 186/2018 é de autoria dos deputados Jonas Guimarães (PSB), Paulo Litro (PSDB) e Emerson Bacil (PSL). A proposta obriga que todos os estabelecimentos comerciais do Paraná, utilizem canudos fabricados com produtos biodegradáveis ou similares. Os parlamentares justificam que o projeto é um passo importante para reduzir ou até mesmo conter a dependência desses produtos, contribuindo com mudanças nas atitudes de uso do consumidor.

Nos últimos anos, decisões semelhantes estão em discussão em alguns municípios ou foram aprovadas em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, todas com o mesmo intuito, de amenizar o impacto ambiental. No Distrito Federal, a lei passou a valer a partir de  fevereiro deste ano e prevê multa de R$ 5 mil para o estabelecimento que desrespeitar.  A regra exige que todo material deve ser substituídos por vidro, inox ou descartáveis fabricados a partir de fibras de origem vegetal.

O descarte de plásticos tem sido uma grande dor de cabeça para ecologistas. Copos e canudos feitos de plástico comum, estão entre as maiores preocupações, já que demoram até 200 anos para desparecerem da natureza, enquanto os biodegradáveis podem se decompor em questão de dias.

Publicidade
Publicidade

Curta o 24Horas

EM 24HORAS >