SIGA O 24H

Londrina e região

Monumento começa a ser removido da Dez de Dezembro

Remoção é para início da construção das fundações de novo viaduto.

Publicado

em

LONDRINA – No mesmo local desde 1987, o monumento ‘O Passageiro’ está sendo removido da rotatória entre as avenidas Dez de Dezembro e Theodoro Victorelli, na Zona Leste de Londrina. Funcionários da construtora responsável pelas obras do viaduto iniciaram a retirada nesta segunda-feira (11).

O engenheiro responsável pela obra, Osmar Nogami, disse que hoje serão removidas as partes metálicas da estrutura, e tudo será armazenado em uma área vigiada de um shopping center que fica próximo da obra. Ainda conforme o engenheiro, a estrutura de concreto do monumento será demolida, e construída em outro lugar.

Enquanto as obras do viaduto seguem em andamento, o sentido Norte-Sul e Leste-Oeste da Dez de Dezembro seguem interditados. Apenas os veículos que trafegam no sentido Sul-Norte podem cruzar pelo local.

NOVO LOCAL

O monumento ‘O Passageiro’ será instalado em um novo local, na praça da Rodoviária, que será revitalizada. O aterro onde a estrutura será colocada já está pronto, e a expectativa é que ela seja montada em um prazo de até 90 dias, de acordo com Nogami. Outras pilastras serão construídas para sustentar o globo.

A remoção deveria ter sido feita em novembro, mas por causa do tempo, acabou sendo adiada para janeiro e na sequência postergada para março.

MONUMENTO

‘O Passageiro’ é uma obra do artista plástico ibiporanense Henrique Aragão, e foi idealizada e doada para Londrina em 1987, sendo inaugurada no dia 10 de dezembro daquele ano.

Ela tem 15 metros de altura, é formada por colunas de concreto que apoiam uma esfera de cinco metros de diâmetro, cortada em três partes, e que apoiam as duas figuras humanas e uma semente.

Latão dourado foi a matéria prima usada para confecção do monumento, que agora muda de local em decorrência das obras do novo viaduto da Dez de Dezembro. As obras foram iniciadas em novembro do ano passado, e tem o custo de R$ 17 milhões. O prazo de entrega é de 450 dias.

VEJA O VÍDEO DA REMOÇÃO:

Publicidade
Publicidade

Curta o 24Horas

EM 24HORAS >