SIGA O 24H

Londrina e região

ACIL publica nota de repúdio após protesto de estudantes no centro

Manifestação reuniu cerca de 5 mil estudantes.

Foto: Divulgação

A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) emitiu uma nota de repúdio lamentando o que foi chamado de ‘rastro de destruição’ deixado no calçadão após um protesto de estudantes e servidores da educação na noite desta quinta-feira (30).

O protesto, que reuniu cerca de 5 mil estudantes, teve início na rotatória das avenidas Higienópolis e JK, no centro. A passeata, que iniciou por volta das 19h, subiu a Higienópolis, passou pelo calçadão e, por fim, terminou no Zerão, também na região central.

Bancos amanheceram pichados após o protesto

A nota publicada pela ACIL lamenta os estragos no mobiliário, que foi recentemente recuperado, e a pichação da calçada. Os bancos e a escada da Praça da Bandeira também foram pichados com a frase “educação é resistência”.

A associação diz que defende manifestações cívicas e participação política da população na democracia, além dos “aspectos fundamentais da cidadania, no caso, o respeito ao patrimônio público e áreas de convivência comum de diferentes segmentos da sociedade”.

Frases foram pichadas no calçadão de Londrina – Foto: Divulgação

PROTESTO

A manifestação foi organizada pelo movimento estudantil e teve a participação de professores. O movimento protestou contra o contingenciamento em recursos da educação por parte do Governo Federal. Além de Londrina, manifestações foram realizadas em 19 estados e no Distrito Federal.

Cerca de 5 mil estudantes participaram da manifestação. O movimento, entretanto, afirmou ter reunido 10 mil pessoas. A Polícia Militar (PM) não divulgou dados oficiais sobre o protesto, mas confirmou que não houveram boletins de ocorrências registrados durante a passeata, que de modo geral, seguiu de maneira pacífica.

Cerca de 5 mil manifestantes ocuparam o calçadão – Foto: Divulgação

O movimento estudantil disse que vai se reunir e avaliar para responder a nota da ACIL.

CONFIRA A NOTA

A ACIL lamenta profundamente o rastro de depredação deixado pela manifestação dos estudantes na noite de quinta-feira (30) em algumas quadras do Calçadão, incluindo mobiliário recentemente recuperado e pichação do petit-pavé.

Apenas um revés neste período em que nossa instituição e a administração municipal estão empenhadas em construir, etapa por etapa, um projeto que torne o centro uma área renovada, limpa, bonita, bem iluminada, segura e vibrante.

As manifestações cívicas e a participação política da população são hábitos saudáveis e fortalecem a democracia, desde que sejam observados alguns aspectos fundamentais da cidadania, no caso, o respeito ao patrimônio público e às áreas de convivência comum dos diferentes segmentos da sociedade.

Curta o 24Horas

EM 24HORAS >