MaringáNotícias

Disney processa lanchonete de Maringá por direitos autorais

Gigante americana fez empresa paranaense mudar de nome.

MARINGÁ – Uma lanchonete de Maringá foi processada pela Walt Disney Company por causa de direitos autorais. A gigante americana de entretenimento, questionou na justiça o nome dos lanches, dispostos no cardápio da empresa maringaense. A lanchonete, Disnei Lanches (com i mesmo), se inspirou na Disney para formatar todo o seu layout, desde o nome do estabelecimento ao nome dos lanches.

O cachorro quente de frango com catupiry, por exemplo, era chamado de ‘Branca de Neve’.

Segundo o dono da lanchonete, Ademir Padovan, o pesadelo começou quando uma publicação no Facebook sobre a reforma da fachada da lanchonete chegou até a Walt Disney Company, que enviou a notificação para que o nome do estabelecimento fosse mudado, caso contrário, ele seria multado.

A Disney possui direitos autorais sobre nome, fonte, layout e referências à palavra. A solicitação foi formal, enviada pelos correios. Conforme o empresário, o processo estava em inglês e português e acompanhava a assinatura de seis advogados representando a companhia americana.

Além disso, a Disney exigiu ainda que fossem removidas todas as páginas com referências ao nome anterior. O empresário teve que contatar o Google por conta dos check-ins dos clientes no local.

O processo começou a três meses, e desde então, Ademir mudou o nome de Disnei Lanches para Gaúcho’s Lanches. O empresário tem apelido de Gaúcho, e por isso o novo nome. Ele acredita que o processo esteja resolvido, já que mudou o nome da lanchonete. A semelhança com a Disney se limita a apenas aos nomes dos lanches, que seguem se chamando Frajola, Patolino, etc.

Com informações de GMC Online

Publicidade

AGORA NO 24H:

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios