fbpx
PUBLICIDADE
EducaçãoParaná

Municípios do norte contratam secretário regional de educação

DIÁRIO 24H
PARANÁ

O Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) anunciou, nesta quinta-feira (14), o secretário regional de educação para os municípios de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu e Prado Ferreira, que somam cerca de 70 mil habitantes.

O bacharel em direito Amauri Monge Fernandes, de Santana do Parnaíba (SP), foi escolhido para o cargo, inédito no país, depois de um processo de pré-seleção que contou com mais de 300 inscritos de 20 estados e 190 cidades.

Fernandes é mestre em Gestão e Políticas Públicas e doutorando em Políticas Públicas. Ele já foi secretário de Inovação e Juventude da Prefeitura de Santana de Parnaíba e diretor de Políticas Públicas na mesma pasta.

O processo de seleção, que começou em 11 de outubro, foi realizado pela organização sem fins lucrativos Vetor Brasil, que identifica e seleciona profissionais para atuar na gestão pública.

Ao final do processo, a organização entregou ao consórcio dois nomes para a decisão de quem seria contratado.

De acordo com Silvio Antônio Damaceno (PP), presidente do Codinorp e prefeito de Prado Ferreira, a ideia de ter um secretário em comum surgiu de uma discussão sobre como melhorar a educação nos municípios da região. “Um dos pontos que identificamos é a limitação dos secretários das cidades pequenas em conseguir articulações para acessar mais recursos”, afirma.

Para ele, o custo será baixo para as prefeituras, que vão se juntar para pagar um salário de R$ 10 mil para o candidato escolhido. “Optamos por esse processo de seleção para encontrar uma pessoa que tenha conhecimento e bagagem”, aponta.

Segundo o prefeito, caso a iniciativa atenda às expectativas, a ideia é extinguir os cargos municipais de secretário de educação.

Inicialmente, o secretário atuaria em dez cidades do norte que integravam o consórcio, mas o município de Primeiro de Maio optou por deixar de participar.

(Com informações do G1)

Leia também

Botão Voltar ao topo
Fechar