SIGA O 24H

Política

Boca Aberta Jr apresenta proposta para manter função de cobrador no Paraná

Cidades estariam proibidas de tolerar que motoristas acumulem função de cobrar a passagem.

Publicado

em

Deputado estadual Boca Aberta Junior - Foto: Divulgação

O deputado estadual Boca Aberta Junior (PROS) protocolou um projeto de lei que pretende preservar a função de cobrador no Paraná. Conforme a proposta, os municípios do estado estariam proibidos de tolerar que motoristas de ônibus acumulem a função de também cobrar a passagem.

Atualmente, várias cidades do Paraná já não contam mais com a função nos ônibus. Em Londrina, algumas linhas já circulam sem cobrador.

Empresas de transporte coletivo dizem que oferecem oportunidades para que os cobradores subam de cargo e se tornem motoristas. No entanto, a classe sindical que representa a categoria, se diz preocupada com a extinção da função, e consequentemente o desemprego gerado.

O deputado Boca Aberta Junior defendeu a ideia: “A função de cobrador é importante até para segurança do transporte coletivo. O motorista que dirige e cobra a passagem pode se perder e até provocar um acidente por causa da atenção que ele deve dispor ao conduzir o ônibus. É importante também preservarmos empregos, em um momento difícil que vem passando o país”, disse.

A proposta do deputado foi protocolada e deve ser votada em plenário e sancionada pelo governador Ratinho Junior antes de vigorar. Caso sancionada, os municípios terão até 120 dias para se adequar às normas.

Publicidade
Publicidade

Curta o 24Horas

EM 24HORAS >