Londrina e regiãoNotíciasPolítica

Ex-prefeito de Londrina, Antônio Belinati é condenado em processo de 20 anos atrás

Belinati e os outros 11 réus foram condenados pelo desvio de R$ 148 mil dos cofres públicos londrinenses, em 1999

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, Emil Gonçalves, condenou 12 investigados por improbidade administrativa no âmbito do caso AMA/Comurb, deflagrado a exatos 20 anos atrás, em 1999. Entre os condenados, figura o nome de Antônio Belinati (PP), ex-prefeito de Londrina e tio do atual representante do executivo municipal, Marcelo Belinati (PP).

Belinati e os outros 10 réus da ação civil foram condenados pelo desvio de R$ 148 mil dos cofres públicos londrinenses. O crime teria se dado a partir de uma fraude em um processo de licitação levado a cabo em 1998, pela Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMA) e a Companhia Municipal de Urbanização (Comurb) – hoje extintas e convertidas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), respectivamente. A decisão judicial exigem também a devolução dos recursos aos cofres municipais, em valores atualizados.

O advogado de Antônio Belinati, Antônio Carlos Andrade Vianna, afirmou que vai recorrer da decisão após o Carnaval, mas enfatizou que os delitos imputados a seu cliente já prescreveram em 2013, em razão de o ex-prefeito ter completado 70 anos nessa data. Ele também criticou a demora no julgamento da ação.

“O crime que ele foi condenado já prescreveu. Até para ele ter chance de se defender precisaria ter a celeridade nesse processo. É essa minha reclamação. Pra ser condenado ou absolvido o processo teria que ter andado. Agora eles entraram com ação, divulgaram e passa 20 anos para obter uma sentença de primeiro grau, que chance o réu tem?”, analisou Vianna, em depoimento ao jornal Folha de Londrina.

Publicidade

AGORA NO 24H:

1
Fale com o 24Horas!

Envie fotos, vídeos ou sugestões!
Powered by
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios