Política

‘Poderia ter fugido’, disse Lula em vídeo antes de ser preso

CURITIBA, PR – Momentos antes de ser preso ao deixar o Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um vídeo que foi divulgado neste domingo (22) na página do petista.

Na gravação, Lula afirma que teve chances de fugir, mas não o fez porque quer provar sua inocência. “Essa decisão minha de aceitar o cumprimento do mandato (sic) é para provar uma coisa neste País: primeiro, que eu não tenho medo das denúncias que estão contra mim porque eu sou inocente”, afirmou o ex-presidente.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no recebimento de propina da empreiteira OAS por meio da reforma de um apartamento triplex no Guarujá (SP). Em troca, a OAS receberia vantagens em contratos com a Petrobras. Lula ainda responde por outras seis acusações.

O petista continua: “Segundo, eu poderia ter fugido. Eu tive na divisa do Paraguai com o Brasil. Eu tive em Foz do Iguaçu, vizinho do Uruguai (Paraguai, na verdade) e da Argentina. Eu poderia ter saído. Eu poderia ter ido a uma embaixada. Eu não quis fugir porque quem é inocente não corre, enfrenta o problema. E eu quero provar minha inocência. Se tem político que não tem honra e não se defende, eu tenho muita honra e quero me defender”, disse.

Lula desafiou o procurador Deltan Dallagnol e o juiz Sérgio Moro a um ‘debate público’ sobre seus processos. “Eles estão mentindo a meu respeito. Eles sabem que é mentira e estão quase que serviçais da Globo”, acusou Lula. “Eu resolvi enfrentá-los” disse o ex-presidente antes de cumprir a ordem de prisão de Moro, autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

“Eu estou com a consciência tranquila dos inocentes”, concluiu o ex-presidente, preso em uma sala especial na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Assuntos

Relacionados

Close
Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios